Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 11.08.22

dia-de-brincar-na-areia_c.webp

No dia 11 de Agosto assinala-se O Dia de Brincar na Areia

"Todos os dias podem ser de brincar na areia, se uma pessoa quiser, mas existe uma data do ano em especial para isto. O dia de hoje.

A 11 de Agosto realizam-se concursos de construções na areia em diversas praias do mundo. É frequente encontrar construções nas praias, como castelos e bustos de pessoas famosas feitos de areia.

  • A areia é constituída de pedras e conchas que foram degastadas pela natureza em pequenos grãos.
  • A areia é quase puramente quartzo.
  • As pedras, os seixos e as areias nas praias são lá colocadas pelas ondas.
  • A areia das ilhas e de locais tropicais é muita rica em cálcio.

Os miúdos adoram planear brincadeiras, conversar, comunicar ideias e jogar na praia. E quase todos gostam de fazer construções na areia. É também nesta altura que dão mais sossego aos pais."

Comigo era mais castelos. A minha prima Maria Fernanda, que era a artista da família, construía-me castelos de areia que eu não conseguia desmanchar de perfeitos que eram. O meu gosto pelas artes plásticas, foi ela quem me incutiu, e apesar de trapalhona ainda produzo algumas obras tias, porque de primas têm muito pouco.

Incentivada pelas esculturas de areia da Maria Fernanda e munida de um pauzinho de gelado, pá e balde, construía castelos com torres e ameias e pontes, que normalmente ficavam terminados à hora do regresso a casa, deixando por conta do meu irmão Rui, o feliz Godzilla de serviço, a sua derrocada final. Se eu ficava triste? Ficava sim, mas no próximo dia de praia lá partia eu para outra construção. 

Agora as crianças já têm baldes redondos, quadrados, triangulares ou hexagonais em forma de castelo. Nem é preciso arte ou paciência para construir na areia. É instantâneo, basta juntar água.

(Imagem Google)

20 comentários

Comentar post