Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 08.08.22

22337358_EmIzc.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Mundial dos Gatos

"Conhecido também como Dia Internacional do Gato, este dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, para celebrar o animal de estimação mais popular do mundo.

 

O gato é tão amado que não tem apenas uma data de celebração: a 17 de Fevereiro também se celebra o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa dos animais, para proteger os gatos de perseguições e promover as adopções de felinos.

Quem tem um gato sabe que na verdade todos os dias são o dia do gato, já que este faz o que lhe apetece e é mimado pelos donos e vizinhos constantemente.

Encontram-se referências à ligação dos gatos ao homem há cerca de 9500 anos. Estima-se que existam hoje cerca de 500 milhões de gatos no mundo, com predominância na Europa.

Como grandes caçadores de ratos, os gatos começaram por ser domesticados nos lares e usados em navios, chegando a todos os cantos do planeta. Já no antigo Egipto eram venerados. Em caso de inundação salvavam-se os gatos primeiro e só depois os homens."

Há muitos anos que tenho gatos. São uns companheirões. Trouxemos o Lucky para casa numa tarde quente de Verão. Estava preso numas fitas debaixo de um carro. Era ruço e pachorrento e só tinha praticamente cabeça. Era mais pulgas do que gato. Foi o nosso mais novo durante oito anos. Um tumor maligno levou-o em três meses. Foi muito triste. Estivemos um ano de luto, mas resolvemos adoptar de novo. Trouxemos o Sam e o Dean de uma ninhada rafeira. Eram uma maravilha. O Sam, um ginasticado gato preto, saltava de um só impulso para o topo de qualquer móvel. O Dean era um malandro dissimulado e roliço, que era o líder do pack. O Sam deixou-nos com 4 anos devido a uma ruptura da aorta abdominal e o Dean, que lhe sobreviveu uns bons 8 anos, partiu devido à mesma complicação. Agora temos a Sally, que só quer comer e dormir. 

Dedico este post aos meus "netos máinovos" Yoda, o cinza, e Marvel, o ruivo, os gatos da foto, respectivamente um Ragdoll e um Bosques da Noruega. São uns lindos gatinhos. Não votam PS e são do Sporting.

22337362_cDv2Z.jpeg

5 comentários

  • A minha cunhada de Vila Verde, tinha uma gata, a Bitcha, que era a melhor caçadora da zona. Caçava cobras de três e quatro vezes o seu tamanho como se andasse em passeio. Quando morreu, nenhum dos descendentes, apesar de bons caçadores, lhe conseguiram igualar os feitos.
    Os gatos de casa, como só caçam moscas, nem precisam de se esforçar muito. O meu gato Dean gostava de brincar com bolinhas de folha de alumínio. Jogávamos a bolinha para longe, ele trazia-a para a atirarmos de novo para longe e ele a poder pegar de volta.
  • Sem imagem de perfil

    Bal 08.08.2022

    Esse seu gato, o Dean, não seria arraçado de cão?
    Aposto que o Yoda e o Marvel nunca viram um rato na vida. Gatos urbanos!
  • Ratos em carne e osso nunca viram com toda a certeza. São gatos muito activos, mas grandes caçadores só de moscas. A minha filha tem perfis de rede nas janelas para os gatos não caírem quando as janelas ficam abertas. O Quincas, gato azul da minha mãe, saía em voo planado janela fora, sempre que os passarinhos pousavam nos peitoris . Era um gato terrível, tinha tanto de bonito como de mau. Perdeu-se a conta das vezes que caiu do 1º andar.
  • Sem imagem de perfil

    Bal 08.08.2022

    Caiu sempre de pé, certo?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.