Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 08.08.22

22337358_EmIzc.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Mundial dos Gatos

"Conhecido também como Dia Internacional do Gato, este dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, para celebrar o animal de estimação mais popular do mundo.

 

O gato é tão amado que não tem apenas uma data de celebração: a 17 de Fevereiro também se celebra o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa dos animais, para proteger os gatos de perseguições e promover as adopções de felinos.

Quem tem um gato sabe que na verdade todos os dias são o dia do gato, já que este faz o que lhe apetece e é mimado pelos donos e vizinhos constantemente.

Encontram-se referências à ligação dos gatos ao homem há cerca de 9500 anos. Estima-se que existam hoje cerca de 500 milhões de gatos no mundo, com predominância na Europa.

Como grandes caçadores de ratos, os gatos começaram por ser domesticados nos lares e usados em navios, chegando a todos os cantos do planeta. Já no antigo Egipto eram venerados. Em caso de inundação salvavam-se os gatos primeiro e só depois os homens."

Há muitos anos que tenho gatos. São uns companheirões. Trouxemos o Lucky para casa numa tarde quente de Verão. Estava preso numas fitas debaixo de um carro. Era ruço e pachorrento e só tinha praticamente cabeça. Era mais pulgas do que gato. Foi o nosso mais novo durante oito anos. Um tumor maligno levou-o em três meses. Foi muito triste. Estivemos um ano de luto, mas resolvemos adoptar de novo. Trouxemos o Sam e o Dean de uma ninhada rafeira. Eram uma maravilha. O Sam, um ginasticado gato preto, saltava de um só impulso para o topo de qualquer móvel. O Dean era um malandro dissimulado e roliço, que era o líder do pack. O Sam deixou-nos com 4 anos devido a uma ruptura da aorta abdominal e o Dean, que lhe sobreviveu uns bons 8 anos, partiu devido à mesma complicação. Agora temos a Sally, que só quer comer e dormir. 

Dedico este post aos meus "netos máinovos" Yoda, o cinza, e Marvel, o ruivo, os gatos da foto, respectivamente um Ragdoll e um Bosques da Noruega. São uns lindos gatinhos. Não votam PS e são do Sporting.

22337362_cDv2Z.jpeg

10 comentários

Comentar post