Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 05.08.22

dia-da-cerveja.jpg

A 5 de Agosto comemora-se O Dia Internacional da Cerveja

"Esta data foi criada em 2007, na Califórnia, por quatro amigos fãs desta bebida e hoje é festejada em mais de 50 países por amantes fervorosos de cerveja. Esta é a bebida alcoólica mais consumida pelos portugueses. Na Europa realizam-se vários festivais da cerveja, especialmente na Bélgica e na Alemanha.

  • Existem vários tipos e variedades de cerveja.
  • Em média, o processo de produção da cerveja demora 20 dias.
  • Existem copos específicos para beber cada tipo de cerveja.
  • A cerveja tem muitos benefícios para a saúde, incluindo os ossos, a insónia, o colesterol, o cabelo, a pele, o sistema imunológico e cardiovascular.
  • As garrafas castanhas ajudam a manter a frescura da cerveja.
  • A cerveja mais cara do mundo é a Vielle Bon Secours, que custa 880 euros.
  • A melhor cerveja do mundo é a Westvleteren 12, com 10,2% de álcool."
  •  

Tenho memórias extraordinárias que se passaram com cerveja. Desde a "Grande Piela" da minha mãe em Solingen, quando faltou a água, passando pela minha grande piela de Bitburger em Geilenkirchen, seguindo pela prova leve de uma fantástica e escura flute em Haarlem numa noite gelada,  continuando  pelas grandes pielas de sucessivas canecas de litrada, que tocaram a toda a família na Oktoberfest com descargas terríveis nas filas para o WC e atravessando a Grand Place com as pernas bambas de quem saboreou  um "balão" de Delirium a acompanhar uns fantásticos mexilhões e não estava a contar com um coice daqueles...

Jogar à sueca nas férias em Albufeira a beber minis atrás de minis pela garrafa. Comer caracóis, pipis e torresmos no Manel das Andorinhas a bebericar imperiais, comer búzios e percebes no Relento, com meia dúzia de finos a acompanhar, estar à beira da piscina do Tio Fernando em Jacarepaguá, com um belo churrasco a crepitar no imenso fogareiro de barbecue e enormes copázias de Brahma chope, comer ostras e chouriço assado em Cacela Velha com uma caneca na mão e caminhar devagar até ao muro branco para aspirar profundamente a maresia ...

São memórias de valor que não poderei nunca reviver sem anti-histamínicos. Mas onde há cerveja, há esperança! Que entrem as louras!

 

 

22335699_6H4Bn.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Internacional da Ostra

"Neste dia, são servidas as mais variadas e deliciosas ostras a preços especiais nos espaços atentos à data. Também se realizam festivais de ostras por esta altura. A ostra é um molusco muito versátil. Enquanto algumas não são consumidas pelos humanos (ostras pérola, por exemplo), outras são apreciadas em cru ou cozidas.

A formação da pérola dá-se quando um parasita invade a ostra e esta liberta uma substância chamada madrepérola que se cristaliza sobre o invasor, impedindo-o de se reproduzir. Ao fim de três anos transforma-se em pérola. A sua forma depende do formato do invasor e a cor da saúde da pérola.

As ostras têm um corpo mole, mas que está protegido por uma concha muito calcificada."

 

Adoro ostras. Acabadas de abrir com umas gotas de limão. Mais nada.

Nunca percebi porque nunca me calhou uma ostra com pérola, mas vendo bem, todos os dias me calham ostras com pérolas de sabedoria e muitas vezes é a intrusão do parasita que contribui em maior escala para as madrepérolas quotidianas.

(Imagens Google)

35 comentários

Comentar post