Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 29.07.22

22331824_kPoHl.jpeg

A 29 de Julho assinala-se O Dia Internacional do Tigre

"Também conhecido como Dia Mundial do Tigre, este dia chama a atenção da comunidade global para a necessidade de conservação deste animal em vias de extinção e do seu habitat.

A data foi criada em 2010 na cimeira de São Petersburgo, dedicada à conservação do tigre, altura em que só havia 3200 tigres em estado selvagem em apenas 13 países. Esta cimeira internacional definiu como objectivo duplicar o número de tigres selvagens até 2022.

O tigre é o maior felino do mundo, com cerca de 2,5 metros e 220 quilos. As suas patas “almofadadas” abafam o som e permitem a este predador capturar as suas presas silenciosamente após quilómetros de viagem. É uma criatura magnífica, com as suas riscas pretas no pelo laranja e amarelo. É um animal solitário que se encontra sobretudo na Ásia. A caça é o maior perigo para este animal. A sua pele, os seus ossos e a sua carne são muito procurados, para fins comerciais e usos medicinais de tradição chinesa."

Não sei explicar porquê, mas sempre odiei roupagens com animal prints. Tigresses podem ser muito sensuais, mas nada têm que ver com a majestade destes grandes gatos. Como todos os animais neste planeta, excepto talvez os insectos, dos quais as baratas se salientam cada vez mais, os tigres  estão em vias de extinção, porque os seus habitats naturais vão desaparecendo, e porque continuam a ser caçados em pleno século XXI. Onde há dinheiro à mistura existe sempre qualquer tipo de extinção, nem que seja a dos princípios ou a da honra.

 

depositphotos_75635779-stock-photo-being-a-system-

Hoje é O Dia do Administrador de Sistemas 

"O Dia do Administrador de Sistemas assinala-se todos os anos na última sexta-feira de Julho. É um dia de agradecimento a todos os administradores de redes e sistemas do mundo pelo seu trabalho.

Se a sua internet está segura e rápida, se o seu site funciona o dia todo, se o seu computador trabalha rapidamente, se a sua impressora não encrava, então deve agradecer ao administrador de sistemas. É ele quem assegura a manutenção dos computadores ou da rede da sua empresa. 

Esta data foi criada em 2000 pelo administrador de sistemas Ted Kekatos, que se inspirou num anúncio da revista da Hewlett-Packard, onde um profissional recebia flores e uma cesta de frutas por parte dos colegas de trabalho, agradecendo-lhe por ter instalado novas impressoras na empresa."

Sou a administradora do meu sistema. Não é por não olear as dobradiça que estas rangem, é apenas porque dobradiça é algo obsoleto que tem tendência a desaparecer. Os nossos sistemas individuais são assim. Tentamos mantê-los actualizados, activos e em bom funcionamento, mas chegará uma altura em que as actualizações já não funcionam porque o SO é antiquado demais. Todos os dias ligamos à rede sabendo que um dia  deixará de funcionar. 

 

22331833_ggzuW.jpeg

Neste 29 de Julho celebra-se O Dia da Lasanha

"Presente à mesa em várias ocasiões, a lasanha tem até um dia próprio para ser comemorado: 29 de Julho. A data surgiu de maneira informal nos EUA e aos poucos foi conquistando adeptos em outros países.

A história da receita é milenar e o prato mudou bastante ao longo dos anos. A lasanha, embora diferente das que conhecemos hoje, é consumida desde o Império Romano. No livro “De re coquinaria”, um dos primeiros compêndios de receitas escritos, Marcos Gavius Apicius menciona um prato chamado “lasana” ou “lasanum”, feito com folhas de massa. Lasanum, no caso, era o nome da panela usada para cozinhar a receita. Com o tempo, o nome da panela torno-se o nome da comida.

A primeira receita semelhante à lasanha moderna foi registada Nápoles, no século XIII. Mas ainda não era feita com tomate – levava queijo e temperos intercalados entre as folhas de massa. Depois, a lasanha era cozida com calda, e não assada, como é hoje.

A maior lasanha do mundo foi criada em 2012 pelo restaurante Magillo, em Wieliczka, na Polónia, de acordo com o Guinness, o livro dos recordes. Mais de cinco mil pessoas juntaram-se para fazer uma lasanha com 25 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. Esta lasanha tinha 800 kg de carne moída, 500 litros de molho de tomate, 2.500 kg de massa e 400 kg de queijo mozzarella.

22331835_e8eMk.png

O gato Garfield, da banda desenhada, é apaixonado por lasanha. E o músico Weird Al-Yankovic fez uma paródia da música “La Bamba”, do grupo Los Lobos, chamada “Lasagna”."

Saber fazer uma boa lasanha é quase como ter conquistado o conhecimento, após longa e aturada pesquisa para alcançar o Santo Graal.

Sempre que me proponho à empreitada, tenho pré-concebido o entendimento de que é mais uma experiência em busca da perfeição. No bechamel, na massa fresca, na marinada, na mozzarella, no parmesão, no manjericão...

Cada finalização é seguramente melhor do que a anterior, mas em nada consegue bater uma fatia celestial que comi em Florença. 

4 comentários

Comentar post