Hoje é dia de
Hoje é O Dia Mundial da Conservação da Natureza
"Este dia, criado pela ONU em 1988 e e assinalado em Portugal como Dia Nacional da Conservação da Natureza, visa consciencializar as pessoas para a protecção do meio ambiente e a necessidade urgente da sua conservação.
Em Portugal a data foi instituída em 1998, pelo Governo, para celebrar o 50.º aniversário da fundação da Liga para a Protecção da Natureza), a mais antiga associação de defesa do ambiente da Península Ibérica.
As celebrações contam com diversas iniciativas, das quais se destacam:
- limpeza de áreas costeiras e florestais;
- elaboração de planos de ordenamento e de gestão de áreas protegidas em articulação com o planeamento da conservação da natureza.
Portugal possui uma grande diversidade de paisagens, património geológico e biodiversidade.
A conservação da natureza é um assunto de todos e para todos! Em Portugal temos bons exemplos de conservação da natureza, como o projecto Natural.PT e os projectos de conservação dirigidos ao Lince-Ibérico, à Águia-Imperial e ao Saramugo, espécies endémicas."
Este dia da consciencialização para a conservação da natureza acontecer nos idos de Julho é paradoxal. Quantos habitats e exemplares das espécies endémicas não se perdem nos fogos anuais que proliferam aqui e ali, pelo país inteiro, tão representativos dos meses de Verão em Portugal? A nossa parangona para atrair turistas deveria ser, Portugal: sol, mar e matas a arder. Venha viver a experiência de ter o fogo à porta do seu resort .
No dia 28 de Julho assinala-se O Dia Mundial das Hepatites
"Celebrado anualmente nesta data, o Dia Mundial das Hepatites alerta para a prevalência desta doença a nível mundial. O tema deste ano é «As hepatites não podem esperar!»
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns os vírus.
Esta data foi escolhida para coincidir com a do nascimento do cientista galardoado com o Prémio Nobel Baruch Blumberg, que desenvolveu um teste de diagnóstico e a vacina para o vírus.
A erradicação das hepatites é um dos objectivos para a Agenda 2030."
Chegados à urgência feitos num molho de brócolos e com um mal-estar generalizado, depois de uma observação rápida, no primeiro exame ao sangue é pedida a detecção de bactérias ou vírus. Detectada a presença de uma bactéria, regressam a casa carregados de antibióticos e anti-inflamatórios. Passados três dias pioraram consideravelmente. Nova ida à urgência. Não há sinal da bactéria! Milagre! Parar o antibiótico porque o problema é seguramente viral. Beber muita água e tomar paracetamol. Decidam-se, porque na corrida para erradicar certas doenças, com diagnóstico falhado, o paciente é bem capaz de morrer da cura.
(Imagens Google)