Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 24.07.22

22330737_DHlmz.jpeg

A 24 de Julho comemora-se O Dia dos Primos

"Esta data pretende aproximar os primos nas famílias de todo o globo. E visa reforçar os laços de infância criados entre os primos. 

A origem da data é desconhecida, mas ao longo dos anos estabeleceu-se o hábito de comemorar o Dia dos Primos a 24 de Julho."

Não cresci com primos da minha idade. Sendo o meu pai o mais velho dos irmãos e o primeiro a ter filhos e a minha mãe a primeira das irmãs a casar, os meus primos rondaram todos ou a idade dos meus pais ou a dos meus irmãos. 

Tive amigas e amigos que colmataram essa falta, mas apesar de me dar com todos os meus primos, praticamente só nos juntamos nas celebrações e nem sempre nas mais felizes. 

 

22330739_TNHiW.jpeg

No dia 24 de Julho celebra-se O Dia de Santa Cristina

"Santa Cristina foi uma fervorosa cristã do século III que morreu martirizada. Os relatos de Santa Cristiana são escassos e vagos. Acredita-se que esta santa nasceu numa família rica no século III, sendo filha de um governador na Etrúria, na Toscana, chamado Urbano. O pai desejava que a filha adorasse os deuses pagãos, mas a adolescente recusou, tendo crescido interessada na fé cristã.

A intransigência do pai foi crescendo perante essas recusas, enquanto a fé de Cristina ia aumentando. A jovem foi torturada a mando do pai por várias vezes, de diferentes formas. Em todos os relatos, a santa subsiste às incríveis torturas até que finalmente morre, no ano de 300, após uma intervenção divina castigar também os seus torturadores.

Santa Cristina é adorada em especial em Itália, França, Alemanha e Portugal, onde é padroeira de seis paróquias no Porto. É representada tradicionalmente com flechas e uma mó do moinho, em alusão às suas torturas. Esta santa é considerada padroeira dos moleiros e invocada contra a depressão."

A uma das minhas primas foi dado o nome de Cristina, precisamente porque a avó paterna era uma devota de Santa Cristina. Acontece ter sido uma daquelas vezes em que o nome foi uma excelente escolha, pois não conheço pessoa melhor em ajudar que precisa desinteressadamente. Zelou pela maior parte dos nossos tios quando envelheceram, adoeceram e ficaram acamados,  porque não há lar para idosos que se possa comparar ao seio familiar.

(Imagens Google)

3 comentários

Comentar post