Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 21.07.22

22329128_M6VbU.jpeg

Hoje assinala-se O Dia  da Comida de Plástico (Junk Food)

"Junk food é geralmente rica em gorduras, açúcares, sal e calorias. Mas pode ser deliciosa. Este é o dia perfeito para se mimar. Coma as quantidades que quiser. Amanhã retoma uma dieta saudável. Coma muito bacon. Como cachorros com queijo. Anéis de cebola, sim. Pizza? Coma ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar. Atenção: junk food pode ser perigosa para a saúde. Faça isso por sua conta e risco.

Para quem segue uma dieta saudável e equilibrada, nada há de errado em ter um dia do ano para comer o que quiser.

Ao pesquisarmos a história por trás deste dia, não encontramos informações sobre a sua origem. Provavelmente foi criado por alguém com vontade de ser original.

A junk food passou a chamar-se assim na década de 70, quando o microbiologista Michael Jacobson cunhou a frase para tentar refrear o apetite por alimentos com alto teor de conservantes, sal e açúcar. 

Hoje existem aliciantes receitas on-line deste tipo de comida. Dá para comer em grupo, com amigos.

Aproveitem o dia e deliciem-se juntos. Afinal, só acontece uma vez. Não contaremos a ninguém!"

Comer saudável é importante para controlar as mortes lentas provocadas pela hipertensão, diabetes, colesterol, fígado dilatado, vesícula preguiçosa, mil e uma coisas que interferem com a nossa qualidade de vida e consequente decréscimo da mortalidade, podendo acrescentar uns bons pares de anos à nossa permanência no planeta azul.

Isto é tudo muito certo e muito bonito, mas, para ser franca, agora estava capaz de comer um cheeseburguer com bacon, batatas e molho, ou umas asinhas de frango estaladiças, ou até uma pizza de massa fina e crocante, atributo que ainda não consegui alcançar nas minhas incursões como pizzaiola. Nunca comprei comida de microondas nem congelada, mas por vezes apetece-me um pasta pot carbonara daqueles que basta juntar água a ferver. É uma daquelas coisas que fazemos só porque sim, porque não tem explicação. Quantas vezes oiço um ralhete por me estar a empanturrar com batatas de pacote, depois de ter investido numa fritadeira sem óleo. Tem apenas uma única e singela explicação, é que sabem muito mas muito melhor.

(Imagem Google)

2 comentários

Comentar post