Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 19.07.22

         22328987_rIkiA.jpeg

Hoje é O Dia do Aparelho Dental

"Um aparelho dentário, também conhecido por aparelho ortodôntico, é um sistema utilizado em tratamentos de ortodontia para corrigir problemas de apinhamento dentário ou de oclusão dentária. Os aparelhos podem ser feitos de diferentes materiais.

Muitas pessoas optam por colocar aparelho dentário por motivos estéticos. Afinal, quem nunca desejou ter um sorriso alinhado e harmonioso? Mas a verdade é que este tratamento de medicina dentária é muitas vezes essencial para recuperar a função da dentição, ajudando ainda muitos pacientes com falta de dentes a colocar implantes dentários ou a corrigir outros problemas.

Em Portugal a área de Ortodontia é considerada uma especialidade da Medicina Dentária."

Nunca tive de pôr um aparelho. E ainda bem, porque os aparelhos há cinquenta anos eram medonhos, inestéticos e algo nojentos. Digo isto porque as pessoas minhas conhecidas que usavam aparelho passavam o tempo de boca aberta e a babar-se e falavam atabalhoadamente, aspergindo perdigotos em todas as direcções. Espantosamente, devido ao avanço da medicina ortodôntica, muitos aparelhos que se usam agora são até transparentes.

 

22328988_LsNYR.jpeg

A 19 de Julho celebra-se O Dia do Daiquiri

"Quando os cubanos lutavam pela independência em relação a Espanha, procuraram ajuda nos Estados Unidos. No mesmo período, a Inglaterra também tentava manter influência nas Caraíbas. Os soldados e marinheiros ingleses habituaram-se a substituir a cerveja por rum misturado com água e limão. Assim nasceu o grogue.

Na cidade de Trinidad, em Cuba, existia então uma bebida chamada La Canchánchara. Com rum, sumo de limão e mel. Em 1898, o movimento independentista, denominado “Cuba Libre”, derrotou os espanhóis. E reforçou-se ali a presença norte-americana. Um americano, Jennings Stockton Cox, criou o daiquiri na cidade cubana com este nome, usando açúcar em vez de mel. Nascia um dos cocktails mais importantes da história, registado por Cox no seu diário.

 

receta-daiquiri-escrita-no-diario-do-cox.jpg

O daiquiri tornou-se coqueluche dos bares cubanos, sendo daí levado para os Estados Unidos. Já nos anos 30 e 40, o escritor Ernest Hemingway transformou este drinque que costumava consumir no bar La Floridita, em Havana, num ícone mundial. Em sua homenagem foi criado o Hemingway Special Daquiri."

Curiosamente, nunca bebi um daiquiri. Como fã de Cuba Libre, este cocktail parece-me uma bebida bastante agradável. Estava na carta dos cocktails no jantar-cruzeiro em New York, mas por pensarmos ser mais típico, bebemos Manhattans, que também são agradáveis, mas pelo que percebi bastante mais alcoólicos.

 

(Imagens Google)

10 comentários

Comentar post