Hoje é dia de
No dia 18 de Julho celebra-se O Dia Internacional de Nelson Mandela
"Esta data é uma homenagem a um dos impulsionadores da democracia e da paz mundial.
Foi em 2009 que a ONU declarou o dia do nascimento do líder sul-africano como 'Dia Internacional Nelson Mandela', assinalado no ano seguinte pela primeira vez.
As iniciativas deste dia consistem sobretudo em acções voluntárias e comunitárias, lembrando que cada homem tem o poder de mudar as coisas, esteja onde estiver.
Qualquer pessoa pode aderir às comemorações, criando um evento solidário, juntando-se a um já existente ou participando nas acções promovidas pela Fundação Mandela (site Mandela Day).
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 e faleceu a 5 de Dezembro de 2013. Foi advogado e activista, tendo recebido em 1993 o Prémio Nobel da Paz. No ano seguinte, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, sagrando-se vencedor de eleições inteiramente democráticas.
O seu papel político concentrou-se no desmantelamento do apartheid, do racismo, da pobreza e da desigualdade".
Derrotar a aberração que era (ou ainda é) o apartheid não foi pera doce e Nelson Mandela sofreu torturas físicas e psicológicas até conseguir fazer ouvir a sua voz num mundo onde o preconceito racial ainda floria e frutificava ano após ano.
Foi Nobel da Paz, venceu as primeiras eleições multirraciais e foi eleito presidente do seu país. Foi o rosto da conciliação nacional.
Será lembrado como um dos maiores defensores dos direitos humanos de sempre.
Se a África do Sul se tornou um país livre e democrático, isso já é outra história.
A 18 de Julho assinala-se O Dia Mundial da Escuta
"A data foi instituída em 2010 pelo World Listening Project, organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à promoção e compreensão do mundo, sociedades e culturas pelas práticas de escuta e gravação de campo. Surge em homenagem ao compositor, educador musical e autor canadiano R. Murray Schafer, que desenvolveu ideias fundamentais sobre os conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica na década de 1970.
A paisagem sonora pode ser compreendida como a produção de sons ligados a uma paisagem urbana ou rural. Uma vasta sinfonia onde qualquer pessoa é encorajada a desenvolver a apreciação crítica dos sons ambientais que vai escutando.
Já a ecologia acústica é um campo de estudos ligado às preocupações que envolvem a relação dos seres vivos com o ambiente sonoro."
Nós, os que possuímos o sentido da audição, conseguimos perceber o mundo que nos rodeia pelos sons que ouvimos todos os dias.
O campo sem grilos e cigarras é estranho, a praia sem o som das ondas não existe, a cidade sem carros é arrepiante. Se a luz do elevador não funciona, o som indica que está a caminho. O trovão mostra-nos que o temporal está perto se se fizer ouvir ao mesmo tempo que a luz. O som é uma bênção para quem o pode perceber, mesmo quando qualquer ruído se torna em barulho.