Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 01.07.22

transferir.jpeg-2.jpg

No dia 1 de Julho celebra-se O Dia Mundial das Bibliotecas

"O Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de julho. Embora a comemoração não seja oficial, esta data visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é referido no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

Em vários países do mundo se realizam atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores.

O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para se dirigir a uma biblioteca e requisitar um livro ou então para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas e para conhecer novos livros pelos quais se pode apaixonar".

O meu primeiro contacto com uma biblioteca, foi há muito tempo, tinha eu nove ou dez anos. A biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian parava todas as semanas à sombra das árvores do chafariz da Memória, e lá estava eu mais cerca de uma dúzia de ledores, com os livrinhos da semana lidos avidamente na mão, para "a troca". Li todos os livros dos Cinco. Depois os dos Sete. Depois os da Colecção História.  E depois fiquei viciada e lançada na leitura compulsiva até aos dias de hoje, já lá vão mais de 50 anos. Há lá coisa melhor do quer ler um capítulo ou dois de um livro todos os dias?

banner70anosfacebookestatico.jpg

No dia 1 de Julho celebra-se O Dia da Força Aérea

"A Força Aérea, criada em 1952, celebra este ano o 70.º Aniversário.
Os 70 anos a defender o futuro pelos céus de Portugal e do Mundo serão celebrados ao longo de todo o ano, com destaque na cidade de Beja e Festival Aéreo na Base Aérea N.º 11.
Estas comemorações prometem dar cor e movimento aos céus de Portugal".

Mais velha do que eu, a FAP, tem colaborado durante os 70 anos da sua existência, continuada e eficazmente na defesa do espaço aéreo português e em missões no contexto da cooperação internacional . Estão de parabéns . Vale sempre a pena olhar para o céu e não ser o único.

 

10-13.jpg

No dia 1 de Julho celebra-se O Dia Internacional da Piada

"O Dia Internacional da Piada observa-se anualmente a 1 de julho. Trata-se de uma data não oficial, mas que é comemorada por todo o mundo com pompa e circunstância. Os países partilham as suas maiores piadas numa tentativa de dar ao mundo um sorriso de orelha a orelha, afastando toda a tristeza, drama e negatividade logo no abrir da segunda metade do calendário gregoriano. A data terá sido criada por Wayne Reinagel em 1994, para promover os seus livros de anedotas.

Como o mundo já tem problemas e infelicidades que cheguem, a ideia da data é rir e afastar as insatisfações, começando a segunda metade do ano com uma nova mentalidade".

Quem não sabe uma boa piada? Todos sabemos, ou pensamos que sabemos. Rir faz bem, é fazer rir faz ainda melhor. Quantas vezes não escrevemos pensamentos sérios, que para quem lê são autênticas piadas? Olha, sabes aquela?  Vá, conta!

transferir.jpeg-3.jpg

No dia 1 de Julho celebra-se O Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses

"O Dia da Madeira verifica-se a 1 de julho. De nome oficial “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Dia da Madeira celebra a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976, data em que a ilha ganhou poder legislativo.

Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. São disso exemplo concertos, espetáculos de dança, salva de foguetes e girândolas, sessões solenes na Assembleia Legislativa Regional, deposição de flores no monumento à Autonomia, imposição solene das insígnias honoríficas madeirenses, missa Te Deum na Sé Catedral do Funchal, etc".

A Madeira e um jardim que já visitei e tenho de voltar a visitar.  Os ilhéus são afáveis e o clima uma maravilha. Preciso visitar Porto Santo.

Um abraço para a África do Sul e demais pontos do planeta,  onde estão radicadas as maiores e mais influentes Comunidades Madeirenses. 

 

 

18 comentários

Comentar post