Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 29.06.22

22318464_Zd5Gl.jpeg

No dia 29 de Junho celebra-se O Dia de S. Pedro/O Dia do Papa

"Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular muito estimado. É o último santo popular do ano, de acordo com as datas.

Este dia é também conhecido como o dia de São Pedro e São Paulo. Julga-se que 29 de Junho é a data do aniversário da morte destes santos. Neste dia assinala-se também o Dia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa. Para diferenciar São Pedro de santos homónimos, costuma-se designá-lo como São Pedro Apóstolo. Nasceu em Betsaida, na Galileia, e era pescador. Conheceu Jesus em Betânia, através do seu irmão André. Chamava-se Simão, mas Jesus chamou-lhe Cefas (Rocha, do grego petros), cuja tradução é Pedro, e o instituiu como líder da Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.” (Mt, 16:18)

O Papa tem o poder de disseminar entre todos os membros do clero e pelos milhões de católicos a palavra de Deus. Acredita-se que a palavra Papa provém do latim Papa e do grego Pappas, termo carinhoso para pai. O 266.º Papa é Francisco, com nome de baptismo Jorge Mario Bergoglio, natural de Buenos Aires. Sucedeu em 2013 a Bento XVI, que abdicou ao papado."

Admiro o Papa Francisco tanto ou mais do que admirava o Para João Paulo II, cuja canonização creio ser um profundo disparate. Era um homem do seu tempo, fez o que pôde para reerguer a igreja católica. Fez bastante, mas não removeu as raízes podres. Essa tarefa tem sido conseguida devagar e com bom senso pelo Papa Francisco, tomando publicamente posições perigosas para a hierarquia do Vaticano. Dois grandes homens. Nenhum deles fez milagres. Nenhum deles é santo.

 

22318465_dGLZz.jpeg

A 29 Junho assinala-se O Dia Internacional dos Trópicos

"Esta data procura realçar a importância que os trópicos representam para os ecossistemas e para vida humana.

Localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, ocupa 40% da superfície total da Terra e é responsável por 80% da biodiversidade no mundo. No entanto, é confrontada por alterações climáticas diversas: desflorestação, exploração madeireira, urbanização e pressão demográfica.

O Dia Internacional dos Trópicos foi proclamado pela ONU em 2016."

Não gostava de morar num país tropical. Ponto.

Passar uns dias, visitar família, ver a beleza natural, conhecer a história, apreciar a comida, não beber água sem ser engarrafada. O calor destrói qualquer perspectiva de fantasia paradisíaca. A água, estar dentro de água, sempre, torna-se o único objectivo depois de meia dúzia de dias a derreter. Destinos de férias para fazer apenas praia não me seduzem.

 

22318469_5iCBC.jpeg

Hoje é O Dia Internacional da Lama

"O objectivo deste dia é ligar as crianças de todo o mundo pela terra, através de brincadeiras na lama. É um dia de celebração na natureza, de libertar as crianças existentes em todos os homens e mulheres e de sujar as mãos e os pés, juntamente com outras pessoas.

Ao contrário do que se pensa, em vez de viver num ambiente estável (o que torna o corpo vulnerável), entrar em contacto com a lama e com algumas bactérias traz vantagens, já que ajuda a desenvolver o sistema imunológico.

A origem do Dia Internacional da Lama remonta a 2009, num evento do World Forum, em que surgiu a ideia de unir as crianças do mundo através da própria terra. Desde então todos os anos se celebra a data a 29 de Junho, com participantes de todas as idades, raças e religiões, provando que somos iguais (sobretudo quando cobertos com lama)."

Unir as crianças de todo o mundo através da terra parece-me uma ideia de valor. Poderíamos ensiná-las a plantar  a cuidar e a colher, por exemplo. Nem toda a gente tem hortas, claro, mas todos a gente pode arranjar um vaso e plantar morangos, tomates, feijões, etc., algo que entusiasme as crianças em seguir o seu crescimento. Lama. É engraçado fazer uma batalha de lama, mas apenas as empresas de detergentes agradecem a sujidade.

 

transferir.jpeg.jpg

No dia 29 de Junho assinala-se O Dia Internacional da Esclerodermia

"A doença ainda não tem cura, é de difícil diagnóstico – e muitas vezes silenciosa. A esclerodermia é doença autoimune multissistémica (ataca diversos órgãos ao mesmo tempo) que ao evoluir provoca inflamações crónicas, acometimento da pele, órgãos internos, enrijecimento das articulações e atinge quatro vezes mais mulheres na fase adulta do que os homens – embora possa manifestar-se em crianças.

Caracterizada pela produção excessiva de colágeno nos tecidos do corpo, esta doença é autoimune – o organismo ataca-se a si mesmo. São diversos os tipos e sintomas, o que dificulta a identificação numa fase inicial. Além de exames laboratoriais, a avaliação clínica especializada é de extrema importância para um diagnóstico assertivo e tratamento imediato."

As doenças autoimunes raramente são curáveis. Muitas podem não ser mortais a curto prazo, mas são dolorosas e extremamente incapacitantes.

4 comentários

Comentar post