Hoje é dia de
Celebra-se a 22 de Junho O Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso
"Comemora-se hoje o Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso, instituído pela Resolução da Assembleia da República n.º 86-A/2019.
Partindo de uma proposta conjunta da Comissão da Liberdade Religiosa e do Alto Comissariado para as Migrações, na qual se sublinha que «a liberdade religiosa é um elemento fundamental para a existência de verdadeira dignidade na condição humana e para a concretização dos direitos humanos», esta iniciativa foi prontamente subscrita por todos os deputados.
Os princípios da separação e da não confessionalidade do Estado, com consagração constitucional e legal, têm sido o garante da liberdade de consciência, de religião e de culto, mas também da cooperação e do diálogo inter-religioso.
Não por acaso, Portugal é, reconhecidamente, um dos países com menos restrições à liberdade religiosa em todo o mundo.
Com este dia, pretende-se assinalar a importância fundamental destes valores e destas práticas e contribuir para uma consciência mais viva de toda a sociedade sobre o lugar central que ocupam na sociedade democrática e tolerante que queremos ser, como se afirma no projecto."
O povo é tolerante. A intolerância não começa nas bases, começa nas cúpulas. Judeus e árabes coabitavam pacificamente na Palestina nos anos anteriores à II Guerra Mundial. Depois soprou da Europa o vento da política mascarada de religião e nunca mais se entenderam.
E ambas as partes têm razão.
Celebra-se hoje O Dia Mundial do Carocha
"22 de Junho é o Dia Mundial do Carocha, um dos modelos mais icónicos de sempre da Volkswagen. Mas porquê este dia? Tudo começou em 1934 quando a Associação Nacional da Indústria Automóvel Alemã e Ferdinand Porsche assinaram um acordo de desenvolvimento de um carro que tinha como principal missão tornar-se acessível para o povo alemão. Tornou-se um dos carros mais vendidos de sempre da marca alemã e é um verdadeiro ícone da indústria automóvel.
Foram produzidos 21 milhões de carochas entre 1938 e 2003, ano em que foi substituído pelo New Beetle, modelo que esteve no activo até 2011. A última geração, denominada Beetle, terminou produção em Julho de 2019."
O meu pai trabalhava na Guerin, na altura a representante da Volkswagen em Portugal. O primeiro carro que tivemos foi um carocha azul claro, de fraca memória, seguido por outro Carabidae cor de areia, com uma abertura pequena no tejadilho. Neste último fizemos inúmeras viagens: as recorrentes e quase mensais a Nandufe, meia dúzia ao Gaviãzinho, e várias semanas de um Verão ameno pelo Alentejo e Algarve. Depois veio a Variant, a viagem à Alemanha e Holanda. Regressámos ao Carocha cor de areia, no último modelo da altura, o dos "pára-choques altos" que nos levou a Andorra, sul de Espanha e Marrocos, sempre com a grade de transporte no tejadilho, sempre com os apetrechos de campismo. O que o meu pai fazia caber naquele carro era na verdade inacreditável. Depois chegou o Golf, que veio para ficar. O meu irmão, seguindo a tradição familiar, também começou com um carocha. O meu pai dizia que era o melhor carro da marca, e foi talvez por isso imortalizado pela Disney no célebre Herbie, o n.° 53, um carocha dos diabos. "Dirty Grandpa" e o seu carocha cor de rosa, Footloose, Pretty in Pink, Happy Gilmore, e, como não podia deixar de ser, Bumblebee, tiveram o Carocha como co-star.