Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 16.06.22

22312943_IW8yw.jpeg

Este ano, no dia 16 de Junho, celebra-se O Dia do Corpo de Deus

"O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.

A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre 21 de Maio e 24 de Junho.

Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

Desde o século XIII esta celebração iniciou-se por ocasião das visões de uma freira belga. Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo.

Segundo se conta, um padre que não acreditava na transubstanciação - momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus - presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, tendo comunicado isso ao Papa.

A data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda", devendo os católicos participar na missa."

Tradição secular, o Corpo de Deus é considerado feriado nacional na maior parte dos países católicos. A celebração deste anos, praticamente colada ao 10 de Junho e ao dia de Santo António, deixou Lisboa às moscas por quase dez dias, com filas intermináveis nos acessos às pontes que ligam ao sul.

Acredito piamente que 90% das pessoas que partiram para paragens balneares, e outras nestes chamados feriados juninos, não faz a mínima ideia do que simboliza o Corpo de Deus. 


22312945_iUffG.jpeg

Hoje celebra-se   O Dia Internacional das Remessas Familiares

"O Dia Internacional das Remessas Familiares é celebrado anualmente nesta data. Pretende reconhecer a contribuição de mais de 200 milhões de emigrantes para o sustento das famílias nas suas terras de origem.

O tema este ano é «Recuperação e resiliência através da inclusão digital e financeira». Para reconhecer o papel fundamental que as remessas familiares desempenham no bem-estar de milhões de famílias e no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, procurando estimular a inclusão digital e financeira.

O Dia Internacional das Remessas Familiares foi proclamado na Assembleia Geral das Nações Unidas em 12 de Junho de 2018".

Trabalhar na cidade, construir na aldeia, ter a velhice assegurada com uma horta e uma capoeira. Este é objectivo primário de quem deixa a origem para trabalhar e garantir um futuro no qual a agricultura e a pastorícia não sejam a sua actividade principal, mas apenas um hobby.

Há muitos anos, num Gaviãozinho quase deserto, quase todos os que deslocaram para trabalhar no litoral alcançaram este objectivo. As casinhas xistosas pontuavam aqui e ali como marcos de um sucesso revisitado quando muito três vezes por ano. 

 

transferir.png

A 16 de Junho celebra-se  O Dia Internacional do Trabalho Doméstico 

"A 16 de Junho de 2011, a Organização Internacional do Trabalho adoptou a Convenção N.º 189 relativa ao Trabalho Digno para as Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Doméstico. Esta Convenção foi ratificada por Portugal em Abril de 2015, tendo entrado em vigor a 17 de Julho de 2016.

Um estudo da OIT estimava que em 2010 apenas 10% de quem prestava serviço doméstico em todo o mundo tinha protecção de leis laborais. A grande maioria do serviço doméstico é desempenhado por mulheres (em Portugal, em 2010, correspondia a 98% do pessoal). Muitas são imigrantes."

A minha empregada de há cerca de 20 anos é de Cabo Verde. Somos quase família. Vimos os nossos filhos crescerem, os meus netos nascerem, vimo-nos envelhecer. Em termos de contas, é como manda a lei. Em tempos de confinamento, ela sabia que podia contar comigo, como eu sei que posso contar com ela sempre que me ausento. Além das minhas filhas, é a única pessoa a quem confio as chaves de casa.

 

transferir.jpeg.jpg

No dia 16 de Junho assinala-se O Dia Internacional da Criança Africana 

"Comemorado 15 dias depois do Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.

É celebrado a 16 de Junho pois neste dia, em 1976, registou-se o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul.

Milhares de estudantes saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade do ensino e contra o ensino da língua africâner (usada apenas pela minoria branca do país) e não da sua língua materna. A manifestação, que se queria pacífica, acabou por ser alvo de repressão policial e por resultar em semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes.

É em memória das crianças africanas mortas nesse dia, e em prol das crianças africanas do presente e do futuro, que se instituiu esta data, em 1991.

Todos os anos este dia merece a atenção da UNICEF e de outras organizações mundiais que organizam eventos variados, tendo em vista a defesa dos direitos da criança em África e no mundo."

Do meu ponto de vista, a criança africana não tem mais direito a uma efeméride do que a criança asiática, a sul-americana ou até mesmo europeia. Todos os dias deveriam ser dias para celebrar todas as crianças, porque são indubitavelmente o melhor do mundo.

44 comentários

Comentar post