Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 08.06.22

18436305621_e947ac02f0.jpg

No dia 8 de Junho celebra-se O Dia Mundial dos Oceanos

 

"O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de Junho e pretende lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta».

Este dia é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992.

Todos os anos a celebração deste dia é acompanhada por um evento temático. Em 2022, realiza-se em formato híbrido, com um evento presencial na sede da ONU em Nova Iorque e com transmissão em directo. O tema é «Revitalização: Acção Colectiva para o Oceano» com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de criar um novo equilíbrio com o oceano, trazendo-lhe nova vida. 

Foi proclamado o Dia Mundial dos Oceanos através da Resolução 63/111 da Assembleia Geral da ONU em 5 de Dezembro de 2008."

Depois de morar quase vinte anos numa terra, a princípio calma e agradável, mas que rapidamente se tornou ruidosa, superlotada e irrespirável, tomámos a decisão de deslocar toda a existência para onde se pudesse ver, não cordilheiras de betão, mas muito mar. O mar é um encanto a preservar, como se fora uma jóia rara. A agitação, o sussuro, a cor, o brilho, o reflexo... como não inspirar poetas e pintores, que em louvores e pinceladas o vão imortalizando todos os dias?

 

22307906_jRBtz.jpeg

Há horas na minha vida, de desejo e melancolia, em que gostava de ser um barco. Deitar-me nas ondas, deixá-las no embalo a marulhar-me ao ouvido histórias de piratas, heróis, sereias e monstros marinhos, e eu feliz, deixar-me-ia levar por enseadas, golfos, baías e portos, onde a madeira inchada e carcomida dos velhos galeões gemia contos tão antigos como o tempo e tão fantásticos como o mar. Quando um dia me afundasse, unir-me-ia com ele num caleidoscópico recife de coral e seríamos felizes para sempre.

Teria uma ilha encantada para aportar ou uma ilha de lixo para naufragar?

["As ilhas de plástico ou ilhas de lixo, são grandes áreas do oceano onde se concentra lixo. São formadas por correntes oceânicas rotativas, uma espécie de redemoinhos que puxam objetos para dentro de um local, formando estas manchas de lixo.

Existem 5 ilhas de plástico no oceano.

  • Uma no Oceano Índico
  • Duas no Oceano Atlântico
  • Duas no Oceano Pacífico

A maior e mais conhecida ilha de lixo é a Great Pacific Garbage Patch, localizada no Oceano Pacífico Norte, entre o Havaí e a Califórnia. Estima-se que esta mancha de lixo tenha uma área de superfície de 1,6 milhões de quilómetros quadrados. O que equivale a mais 17 vezes o tamanho de Portugal continental, Madeira e Açores."]

Se tiver que escolher, escolherei sempre o mar . 

(Fotos do Google)

12 comentários

Comentar post