Hoje é dia de
A 6 de Junho celebra-se O Dia da Região Autónoma dos Açores
"O Dia dos Açores foi instituído em 1980, destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia do arquipélago. É a maior celebração religiosa e cívica dos Açores. A escolha da Segunda-Feira do Espírito Santo (também conhecida por Dia do Bodo ou Dia da Pombinha), isto é a segunda-feira imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto da comemoração do Espírito Santo - em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança -, constituir a principal festividade do povo açoriano.
Formado por pequenas comunidades isoladas durante séculos, o povo dos Açores manteve cultos e práticas profundamente populares, totalmente enraizadas no quotidiano e que, apesar da crescente globalização, mantêm um profundo significado, sendo um dos traços da açorianidade. Entre essas práticas insere-se esta comemoração, cuja vitalidade se alarga a todos os núcleos de açorianos espalhados pelo mundo e se reflecte em celebrações que são tão espontâneas e tão vividas quão intensas".
Nunca fui aos Açores. Tantas vezes planeei, outras tantas adiei. Quem conta de lá, deixa-me gulosa. Pela beleza, pelas gentes, pela comida. É uma falha a colmatar sem falta.
Hoje celebra-se O Dia Mundial da Ortóptica
"Por ser a primeira segunda-feira de Junho, assinala-se o Dia Mundial da Ortóptica. Esta celebração foi criada em 2013 pela Associação Internacional de Ortóptica.
A data pretende ser uma oportunidade para todos os ortoptistas aumentarem a visibilidade da sua profissão e promoverem actividades relacionadas com as suas áreas de desempenho, tanto a nível local como nacional e internacional."
Nunca fui "caixa de óculos" até há cerca de oito anos. Óculos para ler e ver tv, implantes inteaoculares para ver ao longe. Ao contrário da minha família, e segundo o médico, não tenho miopia ou astigmatismo, apenas a vista cansada, talvez porque gosto de ler à noite, ou porque gosto de ver TV, ou porque os laptops e os tablets dão conta da vista, ou porque a idade tem destas coisas.
No dia 6 de Junho celebra-se O Dia da Língua Russa
"Em 2010, a ONU instituiu o Dia Internacional da Língua Russa, uma das suas seis línguas oficiais de trabalho (a par do Árabe, do Chinês, do Espanhol, do Francês e do Inglês), a ser celebrado a 6 de Junho. Esta data foi escolhida para divulgar o russo como um dos dez idiomas mais falados no mundo e homenagear o criador do padrão clássico da língua literária russa, o “Camões Russo”, o grande poeta nacional Aleksandr Serguéievitch Púchkin que se tornou a personificação da cultura russa, cujo aniversário se comemora neste dia."
A língua russa pode ser áspera quando ouvida, mas foi em russo que alguns dos melhores romances do mundo foram escritos. Quando lá estive nos anos 80, levei um livrinho que falava sobre Moscovo e Leninegrado e tinha no final algumas páginas com as expressões mais importantes para o dia a dia escritas no nosso alfabeto, com transcrição fonética e em cirílico. Usei todos os dias no trivial, mas mais para entender o que estava escrito no metro, na estação de comboios, nos museus. Por vezes era gratificante fazer-me entender. Um motorista de táxi ao perceber que éramos portugueses e ficando feliz com a gratificação, gritou em plenos pulmões "Eusébio! Benfica!". Nunca se pode ficar aborrecido quando Portugal é reconhecido em russo!