Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 27.05.22

22303014_TrZ4U.jpeg

No dia 27 de Maio celebra-se O Dia do Protector Solar

"Na medida certa, o sol é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. O sol melhora o humor e contribui para a prevenção de doenças como a depressão, por exemplo. Isto porque a exposição aos raios solares auxilia a produção de endorfina e serotonina, conhecidas como as hormonas da felicidade. Todos sabemos que o protector solar é importante para evitar queimaduras, manchas e principalmente o cancro de pele em longas permanências sob a luz solar. Mas é um facto que o corpo humano precisa do sol. 

Os protectores atenuam a transmissão da radiação UV na pele. O factor de protecção solar é determinado com base na razão entre as quantidades de radiação UV necessárias para que ocorra a queimadura solar, com protector e sem protector. É importante saber que este efeito de protecção não aumenta linearmente com o FPS. Por exemplo, um FPS de 10 reduz em cerca de 90% a radiação UVB, um FPS de 20 em cerca de 95% e um FPS de 30 reduzirá adicionalmente apenas um pouco mais.

Tendo em atenção os danos causados pela radiação UVA, recomenda-se a verificação da existência de filtros UVA no produto. De qualquer modo, o protector não deve ser usado para prolongar o tempo de exposição, mas para limitar os danos resultantes da exposição ao sol. Por isso os protectores se aplicam em zonas não cobertas pela roupa, especialmente em áreas sensíveis, como o nariz, o pescoço, os ombros ou o peito dos pés."

Não tenho ideia de, quando era pequena, me besuntarem com cremes na praia. Talvez pelos meus 6 ou 7 anos já usássemos creme Nivea, nos ombros, nas bochechas e na testa. Não gosto de protectores solares. É um horror estar-se na praia feita croquete, peganhenta e com areia. Por isso, quando retorno das férias de Verão, parece que ainda nem cheguei a ir. Mas sabendo o que se sabe sobre os efeitos nocivos das radiações solares, tive sempre muito cuidado com as crianças e creio que este tipo de prevenção é importante. 

O meu pai era adorador do sol e o meu marido também. Para eles, é imperativo voltar das férias na praia com um bronzeado saudável, usando litros de protectores solares. Nem um centímetro de área exposta fica desprotegida. Requer muita paciência, já que o corpo humano é espaçoso e perde-se um tempo de lazer precioso. 

A protecção solar que me deu mesmo gozo usar foi uma uma camada de argila verde que se dizia com propriedades medicinais e que havia à disposição de quem pretendesse usar, na Praia de Porto de Mós, em Lagos, quando passávamos dois meses das férias de Verão acampados no Parque de Turismo.

10 comentários

Comentar post