Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 24.05.22

ciejd.png

No dia 24 de Maio celebra-se  O Dia Europeu dos Parques Naturais

"O Dia Europeu dos Parques Naturais tem lugar cativo a 24 de Maio de cada ano, em virtude da criação dos primeiros Parques Nacionais da Europa, na Suécia, em 1909. Este dia celebra as Áreas Protegidas em toda a Europa, procurando chamar a atenção para o bem-estar que o contacto com a natureza propicia ao ser humano. Parques e zonas verdes são locais que devolvem o indivíduo à sua condição mais pura e autêntica.

O tema de 2021 do Dia Europeu dos Parques Naturais é "Parques Naturais - A próxima geração", dado o período difícil que o ano de 2020 trouxe às áreas verdes europeias. A comemoração deste dia serve igualmente para a inclusão dos Parques e das Áreas Protegidas nas discussões sobre o futuro de uma Europa mais segura, verde e sustentável.

Foi proclamado em 1999 pela Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa (EUROPARC)."

Adoro caminhar pela Natureza. Dos muitos parque e reservas naturais em Portugal, conheço melhor a Peneda-Gerês, Sintra-Cascais, Arrábida e a Ria Formosa.

Fora de Portugal, fiz uma incursão pelo Saxon Switzerland National Park, na República Checa. Um dia de hiking, 4 estação do ano, maravilhas espactaculares e morte declarada das minhas pernas. 

O meu lema " Conhecer é a caminhar" está cada vez mais difícil de conseguir.

22301167_V2RoL.jpeg

Um dos itens na minha lista é fazer o Caminho de Santiago a partir de Braga. 2024 é o ano estudado, planeado, desejado. Resta conseguir.

35 comentários

Comentar post