Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 20.05.22

dia-do-europeu-do-mar03.png

A 20 de Abril celebra-se O Dia Europeu do Mar

"O Dia Europeu do Mar celebra-se todos os anos nesta data. 

Esta iniciativa visa consciencializar as pessoas para oportunidades e desafios que o mar traz nas áreas de inovação, investigação e cooperação. Por outro lado, pretende-se destacar a importância da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares. É ainda uma oportunidade para as comunidades que vivem junto ao mar mostrarem o seu contributo.

Este dia foi criado pela Declaração Tripartida Comum (da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu) que estabelece o Dia Europeu do Mar, a 20 de Maio de 2008."

Portugal é terra de mar. O mar dominou a vida dos habitantes deste pequeno rectângulo desde sempre. Os mais importantes colonizadores chegaram por mar, os mais importantes feitos da nossa história foi por mar que se lançaram, o mais importante para as gentes daqui foi sempre o mar, porque o mar é vida e sustento. O mar tem um fascínio próprio. É belo e aterrador e por isso desafiante. Vencer o mar era vencer o medo.

 

22299995_mhTzA.jpeg

Hoje celebra-se em Portugal O Dia da Marinha

"​O Dia da Marinha celebra-se a 20 de Maio desde 1998, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama (c.1469-1524). Trata-se do dia em que a sua pioneira armada, que pela primeira vez na história ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, chegou a Calecute, na Índia, em 1498.

Até 1998 o Dia da Marinha era celebrado a 8 de Julho, data da partida da armada de Vasco da Gama de Lisboa, em 1497. Com esta alteração, pretendeu-se dar ênfase ao cumprimento do objectivo perseguido durante décadas, o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.

O Dia da Marinha celebra-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa para estreitar os laços entre a população portuguesa e a sua Marinha, através de uma agenda que integra diversos eventos."

Marinheiros que nós fomos. Audazes pioneiros, os tais das cascas de noz que galopavam ondas e incertezas, que navegaram todos os mares e deram novos mundos ao mundo. 

Marinheiros que nós fomos, orgulhosos, empreendedores, conquistadores, mercadores, propagadores da fé nas velas da Cruz de Cristo.

Fomos heróis.

 

22299997_ZWUrZ.jpeg

No Dia 20 de Abril celebra-se  O Dia da Abelha

"O Dia Mundial da Abelha celebra-se todos os anos a 20 de Maio. Este dia homenageia o aniversário de Anton Janša, pioneiro nas modernas técnicas de apicultura do século XVIII.

Esta data comemora a importância dos seres polinizadores e procura sensibilizar-nos para as ameaças que as abelhas enfrentam. Pretende-se valorizar a sua importância para o equilíbrio do ecossistema, para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

A ONU estima que as várias espécies de abelha enfrentam hoje um risco 100 a 1000 vezes superior de extinção devido ao impacto humano na natureza.

O Dia Mundial da Abelha foi proclamado pela Resolução 72/211 adotada na Assembleia Geral da ONU de 20 de Dezembro de 2017."

Sem polinização não há sustento. Os efeitos agrotóxicos têm encurtado consideravelmente o tempo de vida dos insectos polinizadores e tornam as obreiras menos activas, o que tem impacto negativo nas colónias.

É um facto comprovado que várias espécies de abelhas têm desaparecido nas últimas décadas principalmente na Europa. Estes acontecimentos devem-se à presença de espécies invasoras como a vespa asiática, mas a causa primeira  serão as actividades humanas.

24 comentários

Comentar post