Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 19.05.22

22299263_2AOdd.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Mundial do Médico de Família

"Os Médicos de Família e os Cuidados de Saúde Primários devem ter um papel central nos sistemas e serviços de saúde. Nunca, como hoje esta afirmação foi tão verdadeira. A pandemia que vivemos veio reforçar ainda mais a nossa importância enquanto gestores do percurso do doente e dos recursos de saúde disponíveis, tendo por base uma relação de proximidade e de abordagem individualizada que só os Médicos de Família conseguem ter.

Neste contexto difícil que atravessamos, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar assinala e comemora mais uma vez o Dia Mundial do Médico de Família, em parceria com a WONCA – Organização Mundial dos Médicos de Família, este ano sob o lema “Construir o futuro com os Médicos de Família: Ser Médico de Família e ser Feliz!”.

Há precisamente vinte e dois anos que não sei o que é um Médico de Família. Acredito-o um ser mitológico que faz aparições fugazes nos centros de saúde da área da residência, mas que nunca tem vaga para ver os utentes que aguardam horas em filas ao sabor das intempéries, tentando alcançar diariamente a almejada senha que lhes permitirá por fim uma consulta com o seu médico atribuído ou um substituto, caso não tenha sido agraciado com o dito clínico familiar. Há mais de quarenta anos que uso e abuso do sistema alternativo de saúde, ou seja, tenho seguro de empresa. Mas, porque há sempre um mas, com a pandemia da Covid19, nem os hospitais e clínicas particulares que trabalham com as seguradoras conseguem marcar consultas e exames em tempo útil, senão vejamos  por exemplo, uma consulta de neurologia-memória: em todas as capelinhas dos sistemas alternativos, a consulta cuja taxa moderadora também nos sai do bolso e não é pouco, tem um tempo de espera de oito meses. Quando chegar a altura, seguramente que já me esqueci.

 

22299291_Wqtuf.jpeg

A 19 de Maio celebra-se O Dia de Santo Ivo, o Santo Padroeiro dos Advogados

"A Ordem dos Advogados felicita todos os Advogados neste dia pelo seu papel na defesa dos direitos, liberdades e garantias.

Recordamos que a 19 de Maio se celebra o dia de Santo Ivo, o padroeiro dos Advogados. Santo Ivo, Ives Hélory, juiz, padre e advogado, recorda-nos que o direito foi concebido para o bem das pessoas e dos povos em geral, e que a sua função essencial consiste em salvaguardar a dignidade inalienável do indivíduo em cada uma das fases da sua existência, desde a concepção até à morte. A vida e obra de Santo Ivo são um bom exemplo e, sem dúvida, um modelo a seguir para todos os que procuram honrar a nobre profissão de advogado."

Felizmente nunca precisei verdadeiramente dos serviços de um advogado, mas será que quem viu Better Call Saul poderá fazer uma pequena ideia?

'Um matemático, um físico e um advogado vão a uma entrevista para um emprego!
O entrevistador pergunta:
- Quanto é três vezes sete?
O matemático responde:
- Bem, considerando que três é um número inteiro e bla bla bla... 21!
O físico diz:
- Imaginemos que três é um corpo e bla bla bla... 21!
O advogado fecha as cortinas, tranca a porta do escritório, aproxima-se devagar do entrevistador, olha para os lados e diz baixinho:
- Quanto quer que seja?'

15 comentários

Comentar post