Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 17.05.22

A equidade é um conceito bizarro, porque é difícil encontrar na prática. Até as efemérides diárias não obedecem a qualquer tipo de moderação. Senão vejamos: muitos são os dias em que pouco ou nada se celebra, um santo, uma doença,  nada que se possa espremer, esticar ou moldar de forma a ter um mínimo de interesse. Outros dias há, como o dia de hoje, em que se celebra tudo mais um par de botas.

Deixo as habituais descrições e algumas considerações que para mim e para a minha experiência de vida têm relevância. 

 

22298474_ZGaNZ.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Mundial da Internet e O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

"A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. Foi estabelecida pela ONU em Janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

A internet teve origem no decurso da Segunda Guerra Mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objectivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

O advento da internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras acções do quotidiano.

Frequentemente a internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos seus conteúdos não serem verdadeiros ou de não se encontrar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e de textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica na internet."

O meu primeiro contacto com a informática, foi através do meu irmão, que tinha um part-time na Unisoft e que me ensinou os rudimentos do DOS. Passados mais de quarenta anos, ainda me recordo de muitos comandos e algumas vezes constato que a informática evoluiu tremendamente, mas o básico fundamental se mantém inalterado. No princípio tinha uma caixinha azul da telepac, com andamento caracol, que fazia crr-crrrr crr-crrrr seguido de uns apitos estranhos e que me ligava ao mundo. As aventuras pela aldeia global vinham com a conta do telefone e  meses havia em que o entusiasmo era grandemente penalizado. Com o advento do Windows, classificado pelos entendidos como SO para estúpidos, fiquei a sentir-me em casa. Ainda hoje sou a única pessoa da minha família mais chegada capaz de formatar um disco rígido, instalar o SO, configurar, criar partições, etc. "à mão", ou seja sem ter o apoio da "net" ligada.Todos os dias me fascina tudo o que consigo fazer com um pequeno aparelho que cabe na palma da mão.

 

22298471_prZ3c.jpeg

No dia 17 de Maio celebra-se O Dia Mundial da Hipertensão 

"O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado anualmente a 17 de Maio para promover a consciencialização pública sobre o perigo desta doença, como a prevenir e controlar.

O que é a hipertensão arterial? A tensão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes das artérias. A tensão arterial elevada significa que o sangue está a exercer demasiada força contra as artérias, o que constitui um factor de risco para muitas doenças, tais como enfarte cardíaco, AVC (trombose) e insuficiência renal. Estima-se que, em Portugal, 42% da população tem hipertensão arterial e que 32% do total dos óbitos se devem a doenças cardiovasculares."

Eu sou hipertensa. De grau de risco elevado, como o eram os meus pais e os meus avós. É a hereditariedade no seu pleno, para o bom e para o mau. Para ser franca, não cumpro à risca todos os procedimentos que me poderiam garantir uma vida mais longa e mais saudável. Ninguém gosta de se sentir manietado por limitações, mas tem de haver bom senso porque por vezes as consequências podem ser devastadoras. O meu pior inimigo sou eu própria, principalmente no que toca a alimentação, mas vai ter que ser como quando deixei de fumar. Todos os dias ao acordar e dizia para comigo  "hoje não  fumo". Funcionou.

 

22298469_RDgnn.jpeg

No dia 17 de Maio celebra-se O Dia Mundial da Pastelaria

"O Dia Mundial da Pastelaria, conhecido internacionalmente por “World Baking Day”, comemora-se a 17 de Maio. Criado por um grupo de pessoas apaixonadas por bolos, rapidamente ganhou adeptos um pouco por todo o mundo, tornando-se celebração internacional. Visa celebrar a alegria de juntar família e amigos para degustar deliciosos bolos e pastéis."

E depois da hipertensão, apresento os principais causadores de todos os meus infortúnios, que contam também com o colesterol alto e o excesso de peso.  Para mim é o chocolate. Tudo o que possa ser feito com chocolate, até mole de chocolate com frango.

 

Iogurte-natural-caseiro-e1522849757458-1.jpg

No dia 17 de Maio celebra-se O Dia Mundial do Iogurte

"Dado os benefícios que o iogurte tem para a saúde, estabeleceu-se em 2005 que todos os anos no dia 17 de Maio de comemora O Dia do Iogurte, do turco yoğurt, que significa tornar denso. É uma forma de leite em que o açúcar (lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido. O iogurte é um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remonta há milhares de anos. A sua comercialização, no entanto, teve início a partir da constatação feita pelo médico russo Ilya Ilyich Mechnikov, premiado com o Nobel da Medicina em 1908."

E no fim de tanta lambareirice, uma semana a saladas e iogurte, com mau feitio e apetites frustrados. Saladas com iogurte, frutas com iogurte, cereais com iogurte e o organismo agradece. Eu já nem por isso.

 

22298463_i01yH.jpeg

No dia 17 de Maio celebra-se O Dia Internacional da Reciclagem

"Hoje assinala-se o dia Internacional da Reciclagem. Este dia foi instituído pela UNESCO para despertar na sociedade a necessidade de se reflectir sobre as questões ambientais e o consumismo.

Entende-se por reciclagem o processo de transformação de materiais usados em novos produtos, o que permite, utilizar de forma mais racional os recursos naturais, reduzir o consumo de energia e reduzir a poluição do meio ambiente. É por isso um processo fundamental no ciclo de sustentabilidade do planeta. Todos os dias cada português produz em média 1,32 kg de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Actualmente só 16,5% dos resíduos produzidos são encaminhados para os ecopontos."

O meu marido foi o primeiro reciclador lá de casa, construindo receptáculos para a separação dos lixos, quando ainda não eram vendidos em qualquer grande ou pequena superfície comercial. Sempre fomos muito críticos quanto às alterações ambientais principalmente a mais notória nas grandes cidades, a construção desenfreada sem obedecer a qualquer PDM e sem as infraestruturas necessárias ao grande crescimento de certas zonas da Grande Lisboa. Tentámos desde cedo que a nossa pegada ecológica fosse leve porque acreditamos que a salvação do planeta começa em cada pessoa.

character-illustration-people-holding-lgbt-supportNo dia 17 de Maio celebra-se O Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transformação e a Bifobia

"Vivemos em uma época de mudanças sociais rápidas. Lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans atingem novas fronteiras e celebram conquistas notáveis. Apesar desta transformação, a discriminação e a violência continuam a visar a comunidade LGBTI+. Não podemos tolerar a escolha selectiva de direitos numa sociedade moderna – uma sociedade onde a diversidade é celebrada; uma sociedade onde todos, não importa onde vivam ou quem amem, sejam capazes de viver em paz e em segurança; uma sociedade em que todos possam contribuir para a saúde e o bem-estar de sua comunidade. Nós podemos fazer desta sociedade uma realidade, mas vamos precisar da solidariedade global. Fizemos isso quando lutámos contra o apartheid, e ganhámos! Ao celebrarmos o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, todas e todos são convocados para se unirem ao movimento pela justiça social, igualdade e equidade de modo que todas as pessoas possam viver com respeito e dignidade."

Todos diferentes, todos iguais deveria ser um dogma social. Cada um com os seus direitos respeitados e cumprindo ciosamente os seus deveres. Lamentavelmente nem sempre quem quer igualdade de direitos respeita os direitos dos outros. Posso mesmo afirmar por experiência própria, que qualquer coisa por mais insignificante que pareça dá logo azo a ameaças veladas e de queixas-crime e outros disparates do género, fazendo com que os verdadeiros intolerantes sejam os autoproclamados intolerados. É feio e muito triste.

 

22298454_3nhz6.jpeg

No dia 17 de Maio celebra-se O Dia Internacional das Linhas Telefónicas de Ajuda à Criança

  • 116 000 Linha da Criança Desaparecida 
  • 116 111 Linha SOS Criança

"No âmbito da estratégia europeia para defender os direitos das crianças a União Europeia propôs a criação de um número telefónico comum europeu para a comunicação do desaparecimento de crianças e outro para as crianças pedirem auxílio. Através do princípio «um número – um serviço» procurou assegurar que o mesmo serviço seja sempre associado ao mesmo número em toda a União Europeia. 
Definindo o mesmo número de emergência torna mais simples a obtenção de ajuda por parte das crianças e pais em dificuldade, quer no seu país, quer em outro Estado-Membro da União Europeia, quando ocorra por exemplo o desaparecimento de uma criança durante as férias com a família."

É sempre importante que as crianças se sintam protegidas e amadas. Nós os humanos somos a mais frágil de todas as espécies, pelo muito tempo que decorre até termos autonomia. São hediondas as histórias de maus tratos e piores abusos a que os homens sujeitam as suas crias. O medo é o factor principal para a disseminação desta praga social, por isso qualquer tipo de conscencialização e apoio é sempre bem-vindo.

 

dia-vesak.jpg

No dia 17 de Maio celebra-se O Dia Vesak

"O Dia Vesak, também conhecido como o "Dia da Lua Cheia", é comemorado anualmente a 17 de Maio, sendo considerado o dia mais sagrado para os budistas pois corresponde à data de nascimento, chegada a um estádio de iluminação e morte de Siddhartha Gautama, designado Buda. É assim um marco para a religião budista, uma das mais antigas e com milhões de seguidores em todo o mundo." A mensagem de paz, compaixão e dedicação à humanidade que Buda transmitiu, encontra-se reconhecida na Resolução 54/115 da Organização das Nações Unidas"

O Budismo é seguramente a religião mais pura e desinteressada que conheço. É uma religião de paz. 

"Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim." - Buda

"As palavras têm o poder de ferir e de sarar. Quando elas são boas, têm o poder de mudar o mundo." - Buda

 

(Fotos do Google)

28 comentários

Comentar post