Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 14.05.22

portadaDMCJ.jpg

Neste 14 de Maio celebramos O Dia Mundial do Comércio Justo

"O Comércio Justo visa o pagamento adequado dos produtos aos produtores desfavorecidos e excluídos dos países em vias de desenvolvimento do Sul.
Os produtores e participantes do comércio justo – organizações não-governamentais sem fins lucrativos e importadores – acordam o preço justo previamente. Este inclui um prémio que permite aos mesmos produtores investir nos sistemas de produção, em melhores condições de trabalho e no respeito ambiental.
O importador compra parte da produção, possibilitando rendimentos mais elevados e a descoberta de novos mercados externos, para evitar a dependência de um só comprador. A relação contratual duradoura entre as partes garante a estabilidade dos rendimentos dos produtores e o planeamento da sua actividade a médio e longo prazo.
O Comércio Justo favorece ainda a criação de novos processos produtivos. São vários os produtos de Comércio Justo, desde têxteis, a artesanato, instrumentos musicais a produtos alimentares comuns em Portugal tais como café, arroz, chá, chocolate, cacau, especiarias e compotas."

Sustentabilidade e respeito pelas diversidades e pelos direitos humanos, principalmente agora que a recuperação económica dos estragos provocados a nível mundial pela pandemia, vão dificultar mais as interacções comerciais.

 

22296939_Wa2sq.jpeg

Comemoramos também a 14 de Maio O Dia Mundial das Aves Migratórias 

"O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, no segundo sábado de Maio e Outubro. 

O seu objectivo é destacar a necessidade de preservação destas aves e o seu habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afectam. Esta comemoração inspira pessoas e organizações em todo o mundo para o debate do tema da poluição do plástico e o seu nefasto efeito na vida das aves migratórias.

O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra a ligação dos seres humanos com as mesmas, através do seu canto e dos seus voos que anualmente rasgam os nossos céus deslocando-se entre os seus ambientes de reprodução e de alimentação. Serve o mesmo para realçar a importância de trabalharmos juntos, além fronteiras, para as proteger.

As duas datas foram proclamadas como Dia Mundial das Aves Migratórias em 2006 pelo Secretariado do Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migratórias da África-Eurásia em colaboração com o Secretariado da Convenção sobre Conservação das Aves Aquáticas Migradoras da África-Eurásia."

É sempre com algum arrebatamento que notamos a chegada das andorinhas, arautos da primavera e nidificadoras por excelência. 

Este ano a chegada da Primavera passou despercebida, mas não a migração das Aves-do-Estífalo-da-Tundra, hediondas criaturas aladas, carniceiras e destruidoras, que alimentavam os seus sequiosos vícios com a carne dos homens, mulheres e crianças dizimados à sua passagem.

Dizia-se que o seu poder e envergadura poderia tapar o sol e que as suas penas afiadas e feitas de aço destroçavam  impiedosamente tudo por onde passavam. O seu extermínio poderá ser trabalho de semideus, moroso e paciente, mas se pararem as cargas de flechas e lanças contra bestas de aço, as terras e as gentes nunca recuperarão a sua liberdade de ser e de dizer.

Que nunca mais alguém tenha ser um dano colateral numa investida migratória de predadores, monstros sanguinários cujos indefensáfeis ataques cegos não têm previsão , nem no espaço nem no tempo.

 

( Fotos Google)

30 comentários

Comentar post