Hoje é dia de
A 13 de Maio celebramos O Dia de Nossa Senhora de Fátima
"O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado a 13 de Maio. Nesta data, os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia - que ocorreu em Fátima, em 1917.
História de Nossa Senhora de Fátima
As aparições de Fátima repetiram-se no dia 13 de cada mês até Outubro do mesmo ano. Nesses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora. A notícia foi-se espalhando e cada vez mais peregrinos acorriam ao lugar, denominado Cova da Iria.
Nossa Senhora de Fátima é também conhecida como a "Santa dos Segredos", pois também teria revelado três segredos aos pastorinhos. Os dois primeiros referiam-se à Primeira Guerra Mundial e à Rússia. O terceiro, que deu origem a diversas especulações, aludia a um atentado a um pontífice. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tivesse relação com este segredo."
Como todos os que foram educados na fé, cresci com a religião, que fazia tanto ou mais parte do nosso dia a dia do que o b-a-ba ou o 1+1. Isto porque o conhecimento era importante até uma certa medida, já que tudo o mais que acontecia era obra de Deus. Muitos como eu que foram penalizados por não terem decorado convenientemente as orações com silêncios ajoelhados no gelo de lages centenárias, renegaram a idolatria dos templos e a antipatia dos ditos representantes de Deus na terra. A igreja pode ser um retiro de paz, pode ter uma arquitectura fabulosa, as imagens e as esculturas podem ser belíssimas, mas é só. A ubiquidade de Deus, sendo um facto, não precisa de uma igreja cheia de fundamentalismos bacocos, para Ele estar no meio de nós.
Fátima tem para mim um estatuto especial. Não porque acredite em milagres, mas porque acredito. E a fé tem o condão de me trazer paz. Sinto-me bem em Fátima porque sim. Não me interessa se é um negócio e se os interesses da religião são canibalizados em prol do vil metal, mas Fátima é diferente de tudo. Choro porque sim. Demoro, penso nos que tenho e nos que perdi e agradeço. Depois é como se Deus sorrisse só para mim.
Aos 13 de Maio, comemora-se também O Dia do Duende
"A origem do Dia do Duende é tão misteriosa como a criatura que lhe dá nome. Apesar de serem pequenos (são descritos como tendo entre 15 e 30 cm de altura), estes seres ganharam direito a um dia próprio com o passar dos anos, que se foi massificando graças à internet.
Acredita-se que estes seres da mitologia europeia possuem potes de ouro que devem ser oferecidos a quem tem a sorte de encontrar um duende. Para isso é preciso seguir o arco-íris. Segundo a lenda, o duende troca o pote de ouro pela sua liberdade.
Os duendes são descritos como seres minúsculos de cabeça em forma de cone, que atravessam paredes e pregam partidas aos humanos, nas suas casas, partindo e mudando objectos de sítio. Na cultura popular são representados com a cor verde, com um chapéu e um trevo de boa sorte na boca ou na roupa.
Uma sugestão para celebrar o Dia do Duende é criar o próprio pote de ouro, começando a poupar dinheiro num frasco, que só deve ser aberto no Dia do Duende do ano seguinte. Também pode colocar-se um duende em boneco no jardim, ou dentro de casa, ou então usar uma peça de roupa com a imagem de um duende
Segundos Yates, ele é uma espécie de dândi, vestido com um casaco vermelho com sete fileiras de botões e usa um chapéu armado."
Não sei se os duendes passaram de moda ou se apenas se resignaram a uma surda revolta e retirada estratégica, pelo significado mais colorido dos raios de luz que marcaram por séculos o local do seu pote de ouro. Como deixou de haver quotas para seres mitológicos, ou pelo menos assim o dizem, regressaram aos verdes campos da Irlanda, com abastecimento de vinho e tabaco, uma última caneca de irish pint para o caminho e material para poderem confeccionar os dois pares de sapatos mágicos com que todos os anos põem os problemas a dar à sola.
"For each petal on the shamrock, this brings a wish your way: Good health, good luck, and happiness for today and every day." (Irish saying)
(Fotos do Google)