Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 14.04.22

Comemoramos a 14 de Abril o Dia Mundial do Café

 

cafe09062020.jpg

"A origem da data é desconhecida, sendo celebrada em diversos países em diferentes datas, tendo-se estabelecido o dia 14 de Abril para a celebração mundial.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria-prima mais comercializada à escala global, a seguir ao petróleo.

Em Portugal, o café é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.

Se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", o café não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan, para que as pessoas adicionassem o açúcar ao café. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.

Os portugueses são dos europeus que consomem menos café. Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.

Consumido moderadamente, o café tem uma acção antioxidante, actuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

O excesso de café pode contudo, causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez."

cafe.jpg

 

O maior crime que se pode fazer contra o café é pôr-lhe açúcar.

Há lá coisa melhor do que acordar babada, remelosa e desgrenhada, com a fralda de fora a arrastar os pés até á cozinha, ligar a máquina, sentir o clique e ouvir o moinho a começar  a esmagar grão atrás de grão, soltando aquele aroma único e inigualável capaz de acordar todo e qualquer agarrado aos 5 minutos do snooze, e pô-lo a fazer breake dance. Depois, gota a gota, ouro velho como lágrimas de veludo, cai lentamente na chávena quente. Desligo, aspiro, saboreio e suspiro reconfortada. É uma rotina, prática velha, coisa da praxe, rito matinal, mau hábito. Não me ralo com o que é, porque é muito bom.

A minha mãe odiava café. O meu pai era adorador. Tive a quem puxar e ainda bem, mas não me fiquei pelo meio termo. Infelizmente não posso ir além de quatro por dia, mas melhores dias hão-de vir.

E depois é bom não esquecer tudo o que de bom e delicioso se pode fazer com café. Bife à Café por exemplo, Tiramisu, Bolo de Bolacha, Mousse de café... Bom, bolachas de café com fibra é o que tem que ser por agora.

Tomai e bebei todos, porque melhor do que café não há.

(fotos Google)

30 comentários

Comentar post