Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje, às 18 horas, em Letras

Pedro Correia, 14.04.15

18223594_2LNaU[1].jpg

 

Fórum Pela Língua Portuguesa, diga NÃO ao Acordo Ortográfico de 1990

A sessão, organizada por Cristina Pimentel, Helena Buescu e Teresa Cadete, decorre hoje, a partir das 18 horas, no anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Organizada em duas partes:
Primeira - Intervenções de António Chagas Dias (tradutor, membro da Associação Portuguesa de Tradutores), António Feijó (vice-reitor da Universidade de Lisboa), Casimiro de Brito (poeta, ex-presidente do PEN Clube Português), Duarte Bénard da Costa (aluno do Liceu Camões, Movimento contra a aplicação do AO90 aos exames nacionais), Francisco Miguel Valada (tradutor nas Instituições da União Europeia), Maria Filomena Molder (professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Nuno Pacheco (jornalista, subdirector do Público).

Segunda - Debate com o público presente. Algumas intervenções previstas: Ana Isabel Buescu, Bárbara Wong, Gastão Cruz, Henrique Leitão, Ivo Miguel Barroso, Maria Alzira Seixo, Maria do Carmo Vieira, Mário de Carvalho, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira, Teolinda Gersão e Teresa Cid.

 

Tudo boa gente. Espero ir lá também.

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    fhy 15.04.2015

    Estas palavras são erros que se têm encontrado na imprensa - a começar pelo diário da "república" que abunda em "fatos".
    E tais erros não ocorriam antes da tentativa - ilegalíssima - da imposição do "acordo" de 1990 e são uma consequência directa do acordês.
    Só um tolo é que pensaria que mudar milhares de palavras - coisa que nunca aconteceu em lado algum - não acarretaria o caos total. Já há anos, o Prof. António Emiliano previa o que se está a passar.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 15.04.2015

    Esses erros são algo de transitório, enquanto as pessoas não aprendem a nova ortografia, enquanto esta não é codificada em dicionários exatos, e enquanto não há corretores ortográficos adequados. Não constituem razão para que a ortografia permaneça imutável.
    Os meus filhos já estão a aprender tudo de acordo com a nova ortografia. Na próxima geração já ninguém cometerá esses erros. É normal que os adultos tenham dificuldade em aprender a nova ortografia e portanto cometam erros.
  • Sem imagem de perfil

    M. S. 15.04.2015

    Luís:
    É capaz de me explicar a vantagem do AO quanto à ortografia?
    Ou outras, se houver?
    Cumprimentos
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 15.04.2015

    Simplificou-se a ortografia, diminuindo o número de letras que não se lêem e o número de casos excecionais na ortografia.
    Por exemplo, antes as crianças tinham que decorar que "tecto" se escrevia com um c antes do t mas "feto" se escrevia sem c antes do t. Agora não têm que decorar isso.

    Diminui-se assim o número de letras a escrever, a quantidade de tinta e papel gastos e o tempo de quem escreve.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.