Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Foi sem querer!

Paulo Sousa, 28.11.24

Vasco Lourenço, autor e actor do 25 de Novembro, numa entrevista a Daniel Oliveira no podcast do Expresso Perguntar não ofende, explica que não esteve presente na sessão solene que assinalou os 49 anos desta data por recusar equipará-la ao 25 de Abril. E acrescenta ainda: "Eu não posso aceitar é que se queira dar a ideia que o 25 de Novembro foi o contrário, foi a vitória dos que perderam na altura".

Considerando estes argumentos, há qualquer coisa que não bate certo. Ora, ignorando mais detalhes, se o 25 de Abril é feriado nacional, o Dia da Liberdade, qual o risco de equiparar um feriado nacional com uma sessão solene na Assembleia da República?

O outro ponto é a referência aos que "perderam na altura". Não se estará a referir ao PCP, pois os comunistas sacrificariam alguns dos seus inúmeros imóveis para que qualquer referência a esta data fosse erradicada. Estará sim a referir-se à direita. Ora, segundo Vasco Lourenço, a direita derrotada pretende agora festejar a sua derrota. O que de repente pode parecer um exercício masoquista, muda de aspecto com a reacção da esquerda, pois, perante a vontade da direita em festejar a sua derrota, a esquerda põe-se de fora. Parece uma função circular numa folha de cálculo. Dá erro. Desafia os axiomas da lógica.

Sempre que não é a esquerda que está no poder, Vasco Lourenço, que faz parte dos autodenominados donos do regime, logo vem a palco lembrar que o 25 de Abril está a ser atraiçoado. Talvez o regime que ele tentou criar, e para o qual, exactamente no 25 de Novembro, foi importante, não devesse permitir que a direita, moderada ou não, alguma vez pudesse estar no poder. Talvez o regime que resultou do tortuoso processo de democratização não coincida com o regime que ele imaginara. Nesse caso devia conseguir verbalizar aquela frase do "Foi sem querer!" a que as crianças recorrem quando estão a jogar à bola e em vez de acertarem na baliza partem a janela do vizinho.

20 comentários

Comentar post