Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Fevereiro, o mês de Februus ou Febro

Maria Dulce Fernandes, 02.02.24

febro.jpeg

"Fevereiro tem história de ser um mês de purificação e limpeza. O calendário anual romano considerava Fevereiro como o fim do ano porque Março, sendo já Primavera, era o renascimento do ano.

Februus era o deus da purificação e muitos festivais e festas eram realizados em sua homenagem em Fevereiro, daí a origem do nome deste mês. Acreditava-se que a purificação dava lugar à fertilidade e à criatividade.

Outra característica deste deus, que está intimamente ligada à ideia de purificação, é que ele também era considerado deus do submundo, já que a festa dos mortos (Feralia) também era celebrada em Fevereiro. Em Saturnalia afirma-se que Februus em etrusco ou em sabino significava o deus do mundo inferior (κααταχθόνιος). Consequentemente, Februus foi identificado com Plutão. Quando os sacrifícios expiatórios eram queimados, o povo atirava as cinzas à água,  para trás, sobre a cabeça."

Na grande limpeza antes da chegada da contenda que tinha como nome a guerra, Fevereiro era o mês em que até os deuses tomavam banho.

(Imagem Google)

31 comentários

Comentar post