Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Fevereiro de 2020: os meus votos

Pedro Correia, 02.03.20

28232355[1].JPG

 

Figura nacional do mês

Pela primeira vez uma central sindical portuguesa passou a ter uma mulher como figura cimeira: Isabel Camarinha, de 59 anos, foi eleita secretária-geral da CGTP a 15 de Fevereiro, no 14.º congresso desta organização, realizado no Seixal. Militante do PCP, na linha dos anteriores líderes da CGTP (José Luís Judas, Manuel Carvalho da Silva e Arménio Carlos foram os mais recentes), candidatou-se a várias eleições nas listas comunistas e vinha desempenhando as funções de presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

 

 

106207101-1572264314938rts2t5ab[1].jpg

 

Figura internacional do mês

É muito cedo para cantar vitória, pois a corrida presidencial no campo democrata ainda mal começou nos EUA. Mas está a ser favorável a Bernie Sanders, o mais idoso dos candidatos (78 anos) e aquele que se posiciona mais à esquerda. O senador do Vermont, que há quatro anos perdeu as primárias para Hillary Clinton, recebeu mais votos populares nos três Estados que se pronunciaram em Fevereiro: Iowa (dia 3), Nem Hampshire (dia 11) e Nevada (dia 22). «Foi o primeiro candidato, democrata ou republicano», a conseguir tal proeza, assinalou a Newsweek.

 

 

43633962_303[1].jpg

 

Facto nacional do mês

A Assembleia da República deu um passo decisivo para a legalização da eutanásia em Portugal com a aprovação, em 20 de Fevereiro, de cinco projectos de lei que despenalizam o suicídio assistido, em casos muito específicos. Os projectos foram apresentados por cinco bancadas parlamentares: BE, IL, PAN, PEV e PS. CDS e PCP votaram contra, tal como a maioria dos deputados sociais-democratas e alguns socialistas. A discussão vai seguir-se na especialidade em comissão parlamentar, aguardando-se ainda a reacção do Presidente da República.

 

 

coronavirus-vial[1].jpg

 

Facto internacional do mês

Começou no interior da China, aparentemente devido à falta de controlo sanitário na caótica oferta alimentar deste país, que ambiciona ser um gigante económico mas tem carências estruturais de diversa ordem. Em pouco tempo o coronavírus - palavra que há dois meses desconhecíamos - alastrou a outros continentes. Esta epidemia já contaminou cerca de 90 mil pessoas - incluindo o escritor chileno Luis Sepúlveda - e causou mais de três mil mortos. Incluindo 34 na Itália, o país europeu mais afectado até ao momento.

2 comentários

Comentar post