Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Feminina, não feminista

Teresa Ribeiro, 08.03.18

one_for_the_money_1_.jpg

 

Sempre que oiço: "Sou feminina, não feminista", pergunto-me o que isso quer dizer. Como por definição "feminista" é quem se afirma a favor dos movimentos pela igualdade de género, devo presumir que as mulheres que fazem esta declaração são contra?

Algumas serão. Em todos os tempos sempre houve mulheres que defenderam convictamente o direito à desigualdade (não confundir com o direito à diferença), ombreando com os homens mais conservadores. Mas acredito que muitas se colocarão em posições intermédias.

Presumo que algumas se afirmam "femininas, não feministas" porque não se identificam com o estereótipo "lésbicas de bigode e pelos nas pernas a queimar soutiens na praça pública". É claro que reduzir as feministas a este velho cliché é alinhar com os que o consagraram com o único objectivo de descredibilizar as suas causas, cobrindo-as de ridículo. Terão estas senhoras a noção disso?

Outra interpretação possível para a frase "Sou feminina, não feminista" é querer com isso dizer que não se tem perfil de activista. Mas neste caso quem o fizer labora num equívoco, porque uma mulher que se afirme defensora das causas feministas, não tem de ser necessariamente uma activista, além de que, last but not least, opõe feminilidade a feminismo, como se os termos se excluíssem.

Mas ainda há a considerar a categoria de mulheres que adopta este chavão para transmitir a ideia de que o termo feminismo não lhes interessa porque não lhes diz respeito, pois nada acrescenta ao seu nível e estilo de vida, que por sinal inclui, sem complexos, muitas ociosidades e futilidades de princesa. Esta é a versão provocatória, a afirmação descomplexada de valores contra o politicamente correcto, que coloca a defesa dos direitos humanos acima de todos os egoísmos.

Dispensarão estas senhoras dois minutos de reflexão sobre o tema da violência contra as mulheres? Talvez no dia 8 de Março, quando ritualmente os noticiários se enchem deste tipo de informação. Ou então, nem isso, porque provavelmente pensam que o tema só interessa às feministas, "a essas mulheres frustradas, sem auto-estima, que não devem ter sucesso nenhum com os homens, por isso os odeiam. Sim, porque todas as feministas odeiam os homens" (fim de cassete). As que pensam assim e se afirmam respeitadas, admiradas, valorizadas e bem-sucedidas, essas o que adoram mesmo é sentar-se, de perna traçada, em cima dos direitos que outras, antes delas, tiveram de conquistar e gozar a vida dentro da sua bolha cor-de-rosa. 

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vento 10.03.2018

    Que proveito traz a um homem esse direito ser sistematicamente violado? Quer transformar uma desigualdade social numa causa de um não sei quê?

    Quer que as ovelhas pastem sem pastor, por serem cegas?
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 10.03.2018

    Um homem, um homem, sempre o homem.
    Está tão obcecado com o homem que me responde sem interpretar devidamente a pergunta.
    Que proveito traz às mulheres? O que ganham elas com isso? Com esses direitos universais que, qual farol a espalhar luminescência, trouxe para cá.
    " numa causa de um não sei quê?" Então se não sabe não a discuta.
    Um homem...a porcaria do homem. Faz tanta falta a uma mulher um homem como uma bicicleta a um peixe.
    Se bem que, duvido que entenda. O "pastor" para as ovelhas elucidou-me convenientemente até aonde lhe vai o discernimento interpretativo.

  • Sem imagem de perfil

    Vento 11.03.2018

    O Corvo responde com gincana para fingir ter grande discernimento. O seu só vê a mulher; e como só vê a mulher é natural que não saiba o que significa Universal. Aliás, o movimento narcísico é isso mesmo, passar por cima dessa Universalidade para se concentrar em si mesmo
    Por último, quem quer ser ovelha sabe que não pasta por si mesma. Tem de ter pastor. Mas como as ovelhinhas não querem pastor, aceitam um qualquer redil que não obrigue a qualquer esforço para alimentarem-se. Daí que até quotas sirvam para figurino.

    Recomendo-lhe o estudo sobre o que é (foi) verdadeiramente o movimento feminista. Como não tem termos de comparação é natural que também fique por um não sei quê.
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 11.03.2018

    Sinta-se aplaudido...e dono da bicicleta.
    Terminado, valeu?
  • Sem imagem de perfil

    Vento 11.03.2018

    Valeu o quê?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.