Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Falando de coisas realmente sérias

Teresa Ribeiro, 18.12.14

C:\Documents and Settings\Admin\Ambiente de trabal

 

Há dias, na inauguração da mercearia transmontana Banca de Pau, ali às portas de Alfama, provei o bolo rei da minha vida. Não exagero. Quem lá esteve e o fez desaparecer da bancada em menos de nada sabe do que falo. 

O empreendedorismo pasteleiro tem-nos surpreendido com muitas combinações improváveis. Estou a lembrar-me dos pastéis de nata com chocolate e dos gelados com sabor a pão-de-ló, só para citar alguns exemplos. Ao bolo rei já se tirou as frutas cristalizadas, já se acrescentou chocolate e recheou de doce de ovos. Mas este tem na massa um creme de castanhas que combina tão bem com o resto que sabe a receita secular. Nem dá para acreditar que tenha nascido da inspiração de um pasteleiro de Bragança há escassos anos.

O João Lopes e o Sérgio Figueiredo, os orgulhosos donos desta mercearia onde não faltam... rabas (sabem do que estou a falar?), cascas de assubir, botelos, licores de romã brava e de folha de figueira entre outras tantas iguarias da região de Trás-os-Montes e Alto Douro que bimbas de Lisboa como eu desconhecem, asseguram que nesta quadra não vai faltar bolo rei de castanha. Mas o melhor, digo eu, é encomendar. Tomem nota: Banca de Pau - Rua Terreiro do Trigo nº78- 84 (a dois passos do Museu do Fado). Telf: 218870696.

11 comentários

Comentar post