Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Eusébio vs. Ronaldo

Rui Rocha, 28.06.14

É ou foi Ronaldo o melhor do mundo? Provavelmte sim, em determinadas épocas ou períodos. Sempre, se lhe perguntarem a ele ou se ele perguntar ao seu espelho. Mas essa corrida, com Messi, Robben, Ribéry ou Neymar, diz-nos pouco. Os terrenos onde se travam as suas batalhas principais são a Champions. É mais coisa de Real Madrid, Barcelona e Bayern do que de Portugal contra o resto do mundo. O duelo que verdadeiramente nos interessava que Ronaldo vencesse é aquele que disputa com Eusébio. Infelizmente, parece nunca mais chegar lá. A Eusébio sobra-lhe Coreia, entroniza-o a epopeia, ali onde Ronaldo fica de escasso. E nós trocaríamos de bom grado o seu título individual de melhor do mundo num determinado momento pela eternidade de ter feito o que sempre lhe falta para ser o melhor futebolista português de todos os tempos.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Francisco Gomes 29.06.2014

    Comparar futebolistas através de palmares é profundamente errado. Se quisermos fazer assim então chegaremos á conclusão que dois dos maiores futebolistas português de sempre foram o Paulo Sousa (2 taças de campeões diversos títulos em Portugal, Alemanha, Itália ( a melhor liga europeia da altura ) ou o Deco (2 champions, supertaças europeias ,campeonatos em Epanha, etc). Apesar de Paulo Sousa e Deco terem sido bons futebolistas parece-me manifestamente exagerado. É tempo de admitir que Ronaldo é uma espécie de Fernando Mamede: não tem capacidade nem categoria para eventos importantes. Quando a competição é a feijões ou a tostões temos Ronaldo. Quando é a sério temos um jogador banal. Digam-me qualquer competição em que Ronaldo tenha brilhado nas meias finais ou finais: Champions, Taça do Rei, taça de Inglaterra, etc. Que eu saiba recordo na final com o Manchester um jogo discreto e um penalti falhado. Na final com o RM, e enquanto este perdia por 1-0 ou estava 1-1, vi um jogador perdido em combate. Com fez na meia final com o Bayern apareceu finalmente quando tudo já estava decidido, quando já não era preciso. Na seleção atinou quando era muito novo e existiam outras estrelas que mantinham um brilho maior(Figo ) quando estas se extinguiram Ronaldo tornou-se, pelo seu imenso egoísmo e egocentrismo, um eucalipto que tudo seca à volta. Comparar Ronaldo com Eusébio é como comparar um Caves Aliança Reserva ( é um agradável espumante, sem dúvida) com um Moet & Chandon. Espumante é espumante(Ronaldo), champanhe é champanhe.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.06.2014

    Eusébio conseguiu uma única proeza a nível de selecção. Em 1966. De resto, com ele no activo, a selecção falhou o apuramento para os Mundiais de 1962, 1970 e 1974. E falhou as presenças em todas as fases finais de europeus (1964, 1968, 1972).
    Falta realçar que Eusébio jogou na selecção praticamente com a equipa do Benfica: as rotinas estavam mais que estabelecidas. Nada a ver com os tempos actuais, em que a selecção é uma manta de retalhos, com jogadores das mais diversas proveniências, alguns dos quais nem chegaram sequer a jogar em Portugal.
    Ronaldo esteve em três Mundiais - chegando num deles, em 2006, às meias-finais, tal como Eusébio, mas com mais equipas em competição na fase final. E esteve em três Europeus: num deles (2004) fomos à final), noutro (2006) atingimos as meias-finais.
    Não há comparação possível. Com Eusébio, a regra era falharmos o apuramento. Com Ronaldo, a regra é conseguirmos o apuramento.
    Agora queixamo-nos de ter caído na fase de grupos (após termos perdido contra a Alemanha, com apenas 10 jogadores). Aos Mundiais de 1930, 1934, 1938, 1950, 1954, 1958, 1962, 1970, 1974, 1978, 1982, 1990, 1994 e 1998 nem lá chegámos. Antes de Ronaldo.
    Depois de Ronaldo, não falhámos um.
  • Sem imagem de perfil

    G.A. 30.06.2014

    Também em jornalismo como na vida é preciso ser-se honesto, coerente e lúcido. Este seu comentário espelhou tudo isso.
    À cegueira de uns quantos basta-nos a ignorância.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.