Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Eu gosto mesmo é do Verão

Sérgio de Almeida Correia, 31.07.25

img_460x290uu2020-08-22-19-28-57-258706.jpg.webp(créditos: daqui)

"As autoridades de Macau confirmaram a detenção de um homem de apelido Au por alegado “conluio com forças externas, pondo em perigo a segurança nacional”. É o primeiro caso relacionado com a lei de Segurança Nacional na RAEM que foi criada em 2023.

Ao que foi possível apurar, o suspeito é o ex-deputado Au Kam San, que foi detido ontem e presente hoje ao Ministério Público, onde está a ser ouvido. 

Em comunicado, as autoridades dizem que é suspeito de desde 2022, incitar ao ódio contra o Governo Central e o Governo da RAEM e de tentar destabilizar as eleições de 2024 para o cargo de Chefe do Executivo.

De acordo o mesmo documento, existe a suspeita de que Au Kam San esteja em conluio com uma organização anti-China sediada no estrangeiro. É dito que Au fornece a essa organização uma grande quantidade de informações falsas, para serem exibidas publicamente fora de Macau e através de meios online. 

Suspeita-se ainda que o ex-deputado tenha mantido contactos frequentes com várias entidades anti-China no estrangeiro. 

Segundo a acusação terá fornecido repetidamente informações falsas sobre Macau a esses grupos ou aos meios de comunicação social por eles geridos, para fins de propaganda e divulgação, com o objectivo de incitar o ódio dos residentes de Macau e de cidadãos estrangeiros desinformados contra o Governo Central da China e o Governo da RAEM, bem como prejudicar as eleições para Chefe do Executivo em 2024, e incitar a acções hostis de países estrangeiros contra Macau.

No comunicado é dito que após uma longa investigação e recolha de provas, a PJ conseguiu recentemente identificar este residente de Macau de 68 anos, de apelido Au, como suspeito do caso. Na tarde de ontem, Au Kam San foi detido na sua residência no centro da cidade, sendo posteriormente levado à Polícia Judiciária para investigação.

Já hoje, a PJ levou o suspeito para o Ministério Público para ser ouvido, sob a acusação de violação do Artigo 13.º da Lei relativa à Defesa da Segurança do Estado, que enquadra o "Estabelecimento de ligações com organizações, associações ou indivíduos de fora da RAEM para a prática de actos contra a segurança do Estado".

A pena prevista para este crime varia entre os três e os dez anos de prisão." (TDM Rádio Macau)

 

É notável, e chega a ser comovedora, a forma franca, transparente e exemplar como a Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre o Futuro de Macau de 1987 e a Lei Básica têm vindo a ser cumpridas.

Espero que o Prof. Cavaco Silva tenha pedido a Miguel Relvas e Martins da Cruz para mandarem rezar uma missa de acção de graças. De preferência nos Jerónimos. E que José Luís Carneiro, Sérgio Sousa Pinto e Augusto Santos Silva não faltem. Não valerá a pena avisar Luís Montenegro, que agora anda preocupado com os torneios estivais e a preparar a viagem a Pequim.  

Mas para ser franco, eu gosto mesmo é do Verão. "De passearmos de prancha na mão / Saltarmos e rirmos na praia / De nadar e apanhar um escaldão / E ao fim do dia, bem abraçados / A ver o pôr-do-Sol / Patrocinado por uma bebida qualquer".

799_lgbeerslg_1228779970.jpg

2 comentários

Comentar post