Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Este século começou em Setembro

Pedro Correia, 12.09.19

v2-REUTERS-9-11-plane-crash-twin-towers-fire-1120[

 

Estava de folga, espreitei ao fim da manhã a TV - e já não consegui desgrudar os olhos do ecrã.

Mal engoli o almoço, rumei ao jornal como voluntário - à semelhança de muitos colegas que estavam desmobilizados naquele dia.

Passei catorze horas seguidas a trabalhar.

Saí do edifício da Avenida da Liberdade ia alta a madrugada de 12 de Setembro de 2001, quatro edições depois. Sabia que venderíamos largas dezenas de milhar de exemplares do diário no conjunto das bancas do País - breve e derradeiro apogeu da imprensa escrita.

A caminho de casa, afundei-me no banco traseiro de um táxi, esgotado e transido. Com a nítida sensação de aquela ter sido a dramática e definitiva despedida do século XX.

Um novo mundo acabara de ser inaugurado. Demasiado parecido com o pior do mundo velho.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 12.09.2019

    Ainda há quem faça graçolas imbecis a propósito desses repugnantes atentados terroristas que provocaram cerca de três mil vítimas mortais, oriundas de 90 países. Mais de 200 vítimas, em desespero, saltaram para a morte das janelas dos edifícios.
    Mas as vítimas do 11 de Setembro não foram apenas as que morreram naquela manhã fatídica. Centenas de pessoas que estiveram em contacto com as poeiras e os resíduos tóxicos das torres destruídas - incluindo membros das inúmeras equipas de salvamento - têm morrido ao longo destes anos de doenças relacionadas com os atentados.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.