Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

Estantes

jpt, 26.08.23

corredor.jpg

(Postal para o grupo no Facebook "Mostra o que estás a ler")

Este postal é um "quatro em um" face aos usos deste tão simpático grupo. Pois mostro as minhas estantes - como aqui vem sendo hábito; e nisso divulgo (defendo, até) os escritores portugueses - como por vezes é aqui reclamado. Daí esta opção pelo nicho de corredor onde estão postos os "Car..." de literatura portuguesa. Avanço também a minha participação no simpático movimento em curso de doação livresca, pois tendo agora mesmo detectado mais casos de livros repetidos, coisa que me continua a acontecer devido ao acoplar dos herdados com os que fui comprando: assim apresto-me a ofertar (ainda que sem lhes inserir qualquer postal) "O Hóspede de Job" e "O Anjo Ancorado", de José Cardoso Pires. Quiçá a um membro deste grupo, se para isso estiver disponível. E, finalmente, "mostro o que estou a ler" - que é o que gosto mesmo de encontrar aqui: 

"Na tarde de ouro / ou numa serenidade cujo símbolo / poderia ser a tarde de ouro, / o homem dispõe os livros / nas prateleiras que aguardam / e sente o pergaminho, o cabedal, a tela / e o prazer que lhe dão / a previsão de um hábito / e o estabelecimento de uma ordem. / Stevenson e o outro escocês, Andrew Lang, / reataram aqui de modo mágico / a lenta discussão interrompida / pelos mares e pela morte / e a Reyes não lhe desagradará decerto / a vizinhança de Virgílio. / (Ordenar bibliotecas é exercer / de um modo silencioso e modesto / a arte da crítica.) / O homem, que está cego, / sabe que já não poderá decifrar / os belos volumes em que vai pegando / e que não o ajudarão a escrever / o livro que o justificará perante os outros, / mas na tarde que talvez seja de ouro / sorri diante do curioso destino / e sente essa felicidade peculiar / das velhas coisas queridas."

(Jorge Luís Borges, "Junho, 1968", no "Elogio da Sombra" (1969) - inserido em Obras Completas, 1952-1972. Vol. II. Teorema, 1998).