Estamos no Mundial!
Hoje, a Selecção Nacional de Rugby apurou-se para o Campeonato do Mundo, que será disputado no próximo ano em França.
Foi com um empate a 16 pontos com os EUA, num jogo disputado no Dubai, que os Lobos conseguiram assim pela segunda vez na história chegar à maior prova desta modalidade.
Após a memorável participação no ano de 2007, também em França, em que tivemos de enfrentar os All Blacks, e pelas mãos do Rui Cordeiro, conseguimos marcar o mais lendário ensaio da história do Rugby português, a expectativa de poder regressar ao Mundial ia sendo, de 4 em 4 anos, sempre adiada.
O percurso deste apuramento foi atribulado. O acesso aos três jogos de repescagem só foi possível após o afastamento da Espanha, que foi penalizada por ter incluído na sua equipa um jogador não inscrito. Já na repescagem, tudo correu pelo melhor. Após uma vitória por 42-14 contra Hong-Kong e de outra por uns claríssimos 85-0 contra o Quénia, os Eagles americanos eram a última barreira que faltava até ao apuramento.
A penalidade que nos deu os três pontos finais, e que permitiram o empate, foi convertida por Samuel Marques, já depois do relógio marcar os 80 minutos jogo. Foi mesmo no último instante. Uma maravilha.
Depois dos Jogos Olímpicos e do Mundial de Futebol, o Mundial de Rugby é o terceiro evento com maior números de espectadores. E vai ser nesse palco que os nossos Lobos irão mostrar que são uma equipa jovem, talentosa e que tem valor para ali estar, lado a lado com os melhores do mundo.
Juntamente com o País de Gales, Austrália, Fiji e Geórgia, a nossa Pool será a C, e o calendário será o seguinte:
16 de Setembro - País de Gales - Portugal (Nice)
23 de Setembro - Geórgia - Portugal (Toulouse)
1 de Outubro - Austrália - Portugal (Saint-Étienne)
8 de Outubro - Fiji - Portugal (Toulouse)
Marquemos então na agenda.
PS: Aportuguesar a palavra “râguebi” é tão razoável como fazê-lo com “Franqueforte” ou “Alencastre”.