Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Esse irresistível sentimento colectivo...

Teresa Ribeiro, 29.08.17

O caso dos livros da Porto Editora chamou mais uma vez a atenção para o fenómeno do pensamento de manada, que as redes sociais vieram instituir quase como pensamento único e a que desgraçadamente nem os profissionais da Comunicação Social escapam. 

Sempre que acontece uma história assim pergunto-me por que é que pessoas reconhecidamente inteligentes se deixam enredar tão facilmente, precipitando-se a replicar as opiniões que circulam. O mesmo acontece na política, onde encontro tantos que apesar de não terem interesses ou carreiras a defender nesse sector, não hesitam em apoiar acriticamente os líderes partidários da sua simpatia. 

E a resposta que encontro é sempre a mesma: Porque o pensamento independente priva-as de tudo o que é bom no pensamento "clubístico". Dessa componente lúdica não querem prescindir, nem mesmo em nome das causas mais nobres. 

9 comentários

  • Sem imagem de perfil

    glu glu 29.08.2017

    você vê lúcifer em todo o lado, como se a Humanidade fosse apascentada por um reduzido número de indivíduos com uma agenda comum de submissão. o sistema é distribuído. não temos um monarca absolutista. temos inúmeros caciques feudais. e mesmo esses são sistemas distribuídos com objectivos contraditórios, porque individuais. se o arbítrio fosse mesmo livre não teríamos manadas.
    mas não deixa de ser vagamente divertido.
  • Sem imagem de perfil

    Zeus 30.08.2017

    Mais divertida, se não fosse trágica, é a sua completa ignorância de como o Sistema funciona.

    Pessoalmente, há anos que tento viver conscientemente e, diariamente, tento aprender e conhecer tudo sobre o Mundo onde vivo, como também sei aquilo que tenho de melhorar a nível pessoal e, no meu caso, ser paciente tem sido o meu "calcanhar de Aquiles" e, quando penso que estou quase a atingir o meu objectivo, tentando explicar de mil maneiras, pelo menos, o mais óbvio, perdendo tempo precioso que poderia utilizar em algo mais proveitoso a nível pessoal, aparece um peru ou glu glu idiota, só para me provar que ainda estou longe da meta que estabeleci porque, ignorância depois de explicar coisas óbvias, confesso, ainda me faz perder a paciência.
    Se você quer acreditar no pai natal ou em histórias da carochinha que lhe façam bom proveito porque, o que você pensa é problema seu, não tem nada a ver comigo, nem preciso do seu Amém porque sei do que estou a falar.

    "se o arbítrio fosse mesmo livre não teríamos manadas"
    Temos manadas, precisamente, por não exercerem esse livre arbítrio que muitos nem sequer imaginam ter.
    Por aqui se vê que nem sequer viu o 1º vídeo e, se pensa que lho vou explicar ou fazer traduções, "tire o cavalinho da chuva" porque, não lhe quero vender nada nem tenho paciência para pré-mastigar informação, ela é dada e, cada um que é crescidinho vá tentar saber mais sobre o assunto.

    Há cada vez mais Instituições, a consumir milhões, para acabar com guerras e fome mas, exponencialmente, o Mundo vai indo de mal a pior, a muitos níveis e, quem estiver no ponto de querer entender o porquê, tal como, há anos, se passou comigo, basta alguém dar uma peça do puzzle para depois poder descobrir sozinho o que, verdadeiramente, impede que o Mundo melhore.
    Você, nem sequer percebe que faz parte da manada e quem ousa falar de como sair da manada, você ainda pensa "ser vagamente divertido".
    Comece por investigar coisas simples, por exemplo:
    Como é criado o dinheiro?
    Quem se aproveitou do "fiat money" que passou a não ser lastreado a nenhum metal (ouro, prata)?
    Comece por qualquer lado e deixe de atacar precisamente quem quer acordar gente que se limita a seguir a manada.

    A sua melhor do dia:
    "o sistema é distribuído"
    Com 8 a possuir a mesma riqueza que 3,6 biliões de pessoas, uma minoria já ter três quartos de tudo o que tem valor real neste Planeta e, você, para sobreviver, tem de pagar tudo com imposto, incluindo no "tecto" ou imposto nas batatas e nos feijões, coisa que nem no tempo da outra Ditadura tinham lata em cobrar, não há dúvida que "está tudo cada vez mais distribuído" e você tem a lavagem cerebral concluída.
  • Sem imagem de perfil

    glu glu 30.08.2017

    não vejo os "seus" vídeos nem concordo com os chavões que repete comentário após comentário.
    e já reparei que (na menos insultuosa das situações) apelida repetidamente de "ignorante/idiota" quem discorda da sua visão simplista do mundo, retirada de séries televisivas de duvidosa qualidade.
    sim, o sistema privilegia a acumulação de riqueza porque prolifera a corrupção, como é tão óbvio que até custa afirmar.
    não, o sistema não é mantido por um grupo com controlo absoluto sobre a sociedade.
    leia qualquer coisa sobre rizomas, só para variar dessas já gastas teorias da conspiração.
  • Sem imagem de perfil

    Zeus 30.08.2017

    Se não vê os vídeos muito menos deve ler PDF's ou outro tipo de documentação.
    Não concorda, problema seu porque Factos são Factos e como ingenuidade e ignorância têm cura, só é insulto quem continua a apaparicar mentiras e utopias, bem conhecidos como lambe-botas.

    Se há corrupção é precisamente culpa do Sistema, dar demasiados poderes a grupinhos, até direitos que ninguém tem ou você pode ir roubar os seus vizinhos ou, pela força, obrigá-los a fazer o que não querem?
    No entanto, basta pô-los no poleiro, escrevinharem umas letras no papel para poderem fazer aquilo que todos os outros não podem. Onde há Poder há Corrupção, quanto menos Poder menos Corrupção.

    "o sistema não é mantido por um grupo com controlo absoluto sobre a sociedade"

    Você é daqueles que se a Verdade não encaixar na sua Percepção distorcida dos Factos, não é Verdade mas, se países endividados têm de obedecer a ordens externas e eurodeputados Não Podem Propor Nem Vetar Leis, quem verdadeiramente manda não é eleito por ninguém e, isto, é um Facto.

    "quem discorda da sua visão simplista do mundo, retirada de séries televisivas de duvidosa qualidade"

    Simplista?
    Isto deve ser para rir, se fosse simples você já tinha percebido que está a ser enrolado e manipulado mas, vira-se precisamente para quem lhe mostra que nada é aquilo que parece ser.
    Não vejo televisão e você devia fazer o mesmo, dão programas para programar gente como você.

    Teorias da Conspiração, repete precisamente palavras que foram criadas por aqueles que o querem afastar daquilo que não convém que saiba e, até aproveitam para misturar falsas teorias para reforçar a mentira.

    Quanto a rizomas, você é um belo rizoma, não vê nada, não lê nada e gosta de viver enterradinho na horizontal, no subterrâneo escuro da ignorância.

    Não gosta dos meus chavões, é natural que não goste porque "há pessoas que não gostam de ouvir a verdade porque não querem ver as suas ilusões destruídas" e, nem lhe vou dizer de quem é este chavão.

    Muita conversa mas, contra-argumentar contra factos, foge tipo enguia, passa do "o sistema é distribuído" para o não gostar dos meus chavões, pois se não gosta, coma quirera de milho geneticamente modificado, verduras picadas criadas com bastantes químicos e continue a viver na sua gaiola mental porque os que, realmente, controlam o Sistema, adoram glu glus e patos.
  • Sem imagem de perfil

    glu glu 30.08.2017

    aprecio essencialmente a “inteligência“ da sua agressividade, e o seu talento para interpretar os meus sucintos comentários. por aqui se observa o motivo que o leva a valorizar os seus pdf da verdade.
    é sempre inesperado testar os limites dos teóricos da conspiração universal. não se preocupe. eu, sem saber, provavelmente sou uma torradeira falante ao serviço do Sistema.
    deve haver um vídeo no youtube sobre isso. procure João+Marques+Ministerio+Torradeira, uma vez que parece sentir-se tão ofendido pelas opiniões quanto pelo "glu glu", caro Zeus.

    rizoma não foi um insulto. percebo que tudo lhe pareça um insulto. era um exemplo. mas ambos compreendemos que o meu caro não é capaz de imaginar um modelo social diferente daquele que encaixou, aquele que lhe explica todas as frustações.
    é verdade, eu é que estou programado, ou desligado, ou lá o que o torne mais feliz, imerso na "sua verdade".
  • Sem imagem de perfil

    Zeus 30.08.2017

  • Sem imagem de perfil

    glu glu 30.08.2017

    finalmente, uma resposta sucinta. embora o símbolo escolhido seja infeliz no âmbito do seu argumentário - aquele dos gentios adormecidos no antro de lúcifer.
  • Sem imagem de perfil

    Zeus 31.08.2017

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.