Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Em queda livre

Pedro Correia, 02.03.23

antoniocosta.jpg

 

Nem durante a tróica se cortou tanto na alimentação em Portugal

Famílias fazem cortes cada vez maiores mas a factura com a comida continua a subir. Aumento médio dos preços dos alimentos já ultrapassou os 20% num ano. A quebra real (descontando a inflação) foi de 2,3%, a maior cifra registada desde 1995. É o equivalente a menos 573 milhões de euros em comida face a 2021.

 

Linha de Sintra: passageiros retirados de comboio

Passageiros estão a ser removidos das carruagens, paradas perto da estação de Benfica. Comboio parou depois de passageiros accionarem travão de emergência devido à sobrelotação. Em cenário de greve nos comboios, com circulação reduzida, o que conduz às situações de sobrelotação.

 

Desemprego a subir, com inactivos e inflação

Portugueses sem trabalho aumentaram 22% num ano, em parte por via dos ex-inactivos que agora procuram emprego e não encontram. A espiral inflacionista contribui para agravar a situação. Taxa  de desemprego está nos 7,1% e a tendência é de subida.

 

Onze chefes do serviço de urgência do hospital de Loures demitem-se

Equipa que superintende a Urgência Geral do Hospital Beatriz Ângelo, que recentemente reverteu dos privados para o Estado, anunciou ter pedido a demissão. Em causa está a "missão e a qualidade assistencial", bem como a "segurança de todos os doentes e profissionais".

 

Greve nos tribunais adiou mais de quatro mil julgamentos em 12 dias

Paralisação dos funcionários judiciais, iniciada a 15 de Fevereiro, forçou o adiamento de mais de quatro mil julgamentos e outras diligências nos tribunais e no Ministério Público, com maior incidência em Lisboa e Braga. Este protesto, que dura até 15 de Março, adiou também 677 actos contabilísticos e do registo criminal.

 

Notícias como estas são o reflexo do quotidiano de largos milhares de portugueses. Gente que confiou nas promessas que António Costa lhes fez há oito anos de melhorar tudo - dos médicos de família que nunca apareceram até ao estímulo do arrendamento para habitação que jamais saiu das folhas da propaganda.

Com a marca desta governação: poucochinha. Por isso a maioria absoluta adquirida há um ano já está em queda livre.

Tem tudo para acabar mal. Mais cedo do que muitos previam.

108 comentários

Comentar post