Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ecologia evita triunfo da extrema-direita

por Cristina Torrão, em 27.05.19

Europawahl 2019.JPG

 

A ecologia vai passar a marcar a agenda política alemã, algo já anunciado pelo "Bloco Central" CDU/CSU e SPD (que aliás governa este país). Os Democratas-Cristãos perderam votos, os Socialistas ainda mais, não chegaram aos 16% (a falta que faz um Costa...). Os grandes vencedores são os Verdes, que quase duplicaram a votação (em relação às Europeias anteriores), atingindo 20,5%.

Os partidos do governo não vêem outra hipótese que não seja dedicarem-se ao tema que actualmente mobiliza os jovens alemães. Tudo por causa da Greta Thunberg, claro. Desculpem insistir, mas esta é uma realidade. E fico muito feliz, pois previa-se um triunfo da extrema-direita AfD, temia-se que se tornasse no segundo partido mais votado. Apesar de ter subido ligeiramente, atingindo os 11%, ficou muito longe da meta desejada.

Não tenho agora dados respeitantes à abstenção, mas sei que ficou aquém dos 40%. Os alemães, sobretudo os jovens, estão de parabéns!

Acresce dizer que os Verdes alemães em nada se assemelham aos inúteis Verdes portugueses, afectos aos comunistas.  Usando as palavras da jornalista Helena Ferro de Gouveia: soma às preocupações ambientais (que vão para além do clima), preocupações sociais (respeito pelas minorias, defesa dos migrantes e refugiados), uma política económica (quase) liberal e não hostil às empresas (o velho modelo alemão da economia social de mercado), profundo europeísmo e a igualdade de género praticada, não apregoada.

Queria aproveitar para dar os parabéns ao PAN. Um partido tão pequeno e menosprezado, mas que incomoda tanta gente, é mesmo para ser levado a sério. Estou convencida de que Portugal precisa do PAN e espero que se mantenha fiel a si mesmo.

Podem falar de infantilização, mas talvez seja mesmo disso que precisamos: descer do nosso pedestal de adultos muito cientes da sua sabedoria, a fim de ouvir os mais novos. Só assim os cativaremos e motivaremos. E tenho a certeza de que eles têm muito para nos dizer.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De Bruxa má a 27.05.2019 às 13:21

Portanto, o mundo ocidental anda agora a reboque de uma adolescente depressiva com problemas mentais e ainda bem? Tivesse ela os mesmos problemas e propalasse outra coisa ninguém lhe ligava pevide. Ou fosse rapaz...

Vou marcar uma consulta num psiquiatra e só saio de lá com um diagnóstico de esquizofrenia que depois vou impor aos meus pares como sinal da minha especialidade e de como me devem ouvir e aturar!

Sem imagem de perfil

De zazie a 27.05.2019 às 18:33

ehehe

Asperger é que está a dar
Sem imagem de perfil

De zazie a 27.05.2019 às 13:26

Sobra uma pergunta?

E evita a subida da extrema-esquerda?

Sendo que até se pode confirmar historicamente o perigo desta última.
Ou não é perigosa e vive de inventar espantalhos extremistas de sentido contrário?
Imagem de perfil

De Cristina Torrão a 28.05.2019 às 09:33

Bem, não era a subida da extrema-esquerda que se temia (que, como se esperava, não subiu). E, tratando-se da Alemanha, causa sempre muito impacto bons resultados da extrema-direita numas eleições.
Sem imagem de perfil

De zazie a 28.05.2019 às 10:39

O que é isso de "extrema-direita" a não ser um chavão disparatado, criado pela extrema-esquerda que é apaparicada por toda a gente?

Não é nada. Não existe extrema-direita alguma em Portugal. Nem direita. Existe escardalhada.

A única coisa que pode ter laivos nazis é o PAN. A ideologia do Peter Singer é uma ideologia nazi, ao defender aborto em nome dos animais, considerados mais gente que um embrião ou mesmo doente terminal.
Sem imagem de perfil

De zazie a 28.05.2019 às 10:42

E eu acho verdadeiramente surpreendente, como se pode falar do PAN sem se conhecer sequer as suas origens. Do teriofilismo do século XVII-XVIII ao nazismo tem tido de tudo.

O PAN é mesmo um partido satânico sob o espectro da morte. Tudo o que signifique extinção humana agrada-lhes em nome de uma nova luta de "classes" agora tendo por "explorados" os bichos e até os calhaus, se for preciso.

E isto por culpa do Homem Branco.
Sem imagem de perfil

De zazie a 28.05.2019 às 11:23

E não percebeu a minha pergunta.
A pergunta era qual o motivo para usar o verbo "temer" e baptizar o perigo por uma palavra "extrema-direita".

Que conteúdo existe nessa palavra que não tenha conteúdo verdadeiramente bem temível num partido que defende que um ser humano deficiente ou com AVC seja menos que um chimpazé e passível de ser abatido?

Que conteúdo tem essa perigosa e temível "extrema-direita" que não tem nada de aproximado a ideias usadas no passado pelos comunismo soviético da "injecção atrás da orelha e do aborto em prol do trabalho, ou o mesmo malthusianismo e eugenismo do nazismo?
Sem imagem de perfil

De zazie a 28.05.2019 às 11:25

Errata: chimpanzé

Isto foi dito pelo sujeito do PAN, papagueando as mesmas palavras do mentor- o famigerado Peter Singer.

E é isto que as pessoas não sabem nem as informam.

Tratam tudo como tretas fofinhas de peluche e boas para o planeta.
Imagem de perfil

De Cristina Torrão a 28.05.2019 às 11:36

Por falar em apocalipse e teorias apocalípticas, eu acho o Zazie muito apocalíptico (ou apocalíptica).
Sem imagem de perfil

De zazie a 28.05.2019 às 21:27

Zazie dans le metro, do Raymond Queneau.

Pensava que as habilitações académicas lhe permitiam perceber os sexos, pelo menos por causa do e"final" no substantivo próprio em francês.

Já para não falar na patafísica.

Faltam argumentos, tem de vir a fulanização palerminha
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 16:44

O "perigo" da extrema-esquerda consiste em quererem combater as desigualdades sociais e o aquecimento global.
Sem imagem de perfil

De zazie a 27.05.2019 às 13:27

O PAN nem tem nada a ver com ecologia, porque esta é o equilíbrio ambiental.

O PAN quer desequilíbrio com mais um fardo do Homem Branco e, em relação à juventude, traduz-se por esterilidade.
Sem imagem de perfil

De zazie a 27.05.2019 às 13:29

Eutanásia para velhos esterilidade para novos, irresponsáveis e de cãozinho à trela.

É o retrato desta boa juventude "em marcha".
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 27.05.2019 às 14:14

Génesis:


"Nos anos 80, o fundador do PAN (Paulo Borges) escrevia «CARNE E SANGUE, FERRO E AÇO PELO QUINTO IMPÉRIO! É chegada a altura de provar por actos quem são os melhores filhos da RAÇA. Prová-lo-ão aqueles que tiverem a força de reerguer um único SENTIDO NACIONAL, um sentido que aponte a todos os Portugueses um mesmo FIM ACTIVO para a vida ou para a morte, para a guerra ou para a paz». E, mais adiante, «Pela higiene nacional: Freaks e hyppies para a fogueira! Purificação Nacional! O mito renasce – a raça está viva! - Igualitários, mordereis o pó. Lâminas imperiais para barbas democráticas! Cristo era judeu! Marx era judeu! Freud era judeu! Quando nos libertaremos desta maldita herança?»


https://manifesto74.blogspot.com/2015/12/o-que-e-o-pan-oportuna-neutralidade-da.html

http://reverentia-lusa.blogspot.com/2006/10/axo-portugal-raa-imprio.html

http://condadosebastianista.blogspot.com/


Grupo de encapuzados diz resgatar animais maltratados, mas acaba por roubá-los. Fazem perseguições armadas aos donos, entrando mesmo dentro das suas casas, ameaçam de morte quem os enfrenta.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/15-11-2018/ira-grupo-encapuzado-suspeito-de-terrorismo-envolve-dirigente-do-pan


Pergunto, qual a agenda social defendida pelo PAN? E no plano económico, são capitalistas? No plano politico, Liberais?

Parece-me que o PAN tem uma visão "totalitarista"/revolucionária, no sentido de tender, pela legislação, para uma revolução social, em nome de uma visão romantizada da natureza. Uma visão que bebe mais em Lord Byron, do que no engenheiro Sousa Veloso. Uma interpretação utópica, citadina, burguesa, decadente (o Bom Selvagem; A ideia (imperfeita) da Natureza Perfeita) e não assente na realidade rural, profunda, de quem depende dos frutos do campo para viver, não tendo o luxo, nem necessidade, nem paciência pelo escapismo das drogas leves ou/e dos espiritismos vazios newage (o Homem puro corrompido pela sociedade)….Depak Chopra….
Quais a politicas económicas, mas não só, para o mundo rural, para aqueles que dependem de uma agricultura/pecuária de subsistência, e que querem assim continuar, matando o porco, degolando a galinha, matando o coelho com uma pancada na nuca?


Radicalmente o PAN parece-me extremista.


PAN quer dizer adeus à águia Vitória na Luz :

https://expresso.pt/recursos/2015-11-04-PAN-quer-dizer-adeus-a-aguia-Vitoria-na-Luz

Imagem de perfil

De Cristina Torrão a 28.05.2019 às 09:38

Essa história do IRA, para mim, está muito mal contada. Não terá sido uma manobra da extrema-direita para desacreditar o PAN? Esse IRA existe mesmo?

Penso que o PAN não tem nada a ver com a extrema-direita, pois as pessoas ligadas a esse movimento têm uma grande aversão (será melhor dizer alergia?) ao PAN.
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 28.05.2019 às 09:58

Sim, tem razão. Nem sei porque escrevi o meu comentário.
Sem imagem de perfil

De Anonimus a 27.05.2019 às 18:47

Foi um fim de semana vitorioso para os verdes!!!
Sem imagem de perfil

De Anonimus a 27.05.2019 às 19:10

Percebi bem?
Assume-se que os votantes do PAN são jovens, é isso?
Assim sendo, preciso de saber o que é um jovem... porque tenho bastantes colegas a entrar ou já nos trintas que afirmavam que ter um filho ou um animal de estimação é totalmente idêntico
Imagem de perfil

De Cristina Torrão a 28.05.2019 às 09:42

Percebeu mal.
Não, não se assume que os votantes do PAN são jovens.
Eu elogiei os jovens alemães, que foram votar e contribuíram para o mau resultado da extrema-direita.
Os parabéns ao PAN foi um acrescento, não tem a ver com o resto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.05.2019 às 20:35

Os mais novos são historicamente os mais extremistas e violentos.

Foi por partidos como os Verdes que o Governo Alemão acabou de dizer aos Judeus para não usarem kippa...e não ao contrário do que diz o texto não foi por causa da Afd

https://news.yahoo.com/jews-warned-against-wearing-kippah-germany-101916747.html

lucklucky
Imagem de perfil

De Cristina Torrão a 28.05.2019 às 09:44

Não percebi "ao contrário do que diz o texto não foi por causa da Afd".
Refere-se ao meu texto? Eu não falo em judeus nem em kippa.
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 28.05.2019 às 13:01

Falta saber quem tornou perigoso o uso do kippa. Aposto mais nos da AfD , do que nos Verdes.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.05.2019 às 18:31

Um bocado palermita este post, não?

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D