Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

E agora as presidenciais

Sérgio de Almeida Correia, 05.10.15

republica3.jpg

O resultado foi mau se olhado para as legislativas. Mudando a perspectiva, isto é, com a mira nas presidenciais, este resultado até foi um alívio. Por várias razões.

Uma coligação PSD/CDS-PP com 38,6%, em Outubro, terá mais facilidade em enfiar os seus dois líderes pelo buraco de uma agulha do que em fazer eleger Marcelo Rebelo de Sousa, dentro de três meses, para Belém. Mesmo com três voltas. O professor devia pensar nisto.

Na banda do PS fica-se com a segurança de que Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém vão ter de voltar a ponderar as suas candidaturas. O ideal seria, para já, manifestarem disponibilidade para retirá-las. Depois logo se verá.

A terceira razão é que se o PS quiser colocar um presidente em Belém vai ter de pedir a António Guterres para convencer Guilherme d'Oliveira Martins, ou alguém com idêntico perfil, a avançar. Os independentes nem sempre são fáceis de convencer mas o país precisa, como de pão para a boca, de alguém com prestígio, que não precise de desembarcar nas Desertas, levantar a voz ou fazer números de circo para ser ouvido.

É tempo de se voltar a ter um Presidente da República. E hoje, sem governo, é o dia ideal para se pensar nisso.  

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.