Dia de St. Patrick
Hoje comemora-se o dia de S. Patrício, o santo padroeiro da Irlanda e da boa sorte.
Curiosamente o santo não nasceu irlandês nem Patrick. Crêem os historiadores o seu nascimento cerca de 390 dc no País de Gales sob o domínio Romano, filho de Calpornius, um oficial do exército, dando pelo nome de Maewyn Succat.
Com cerca de 16 anos , foi feito prisioneiro e vendido como escravo na Irlanda, onde no condado de Antrim era pastor e cuidador de porcos e lhe chamavam Paddy.
Como a solidão é o melhor veículo para a introspecção, rápidamente encontrou Deus em si e se tornou senhor de uma fé inabalável.
Em oração surgiu-lhe a visão de um barco, encetando assim a sua fuga para a liberdade.
Ingressou num mosteiro em França, de onde 12 anos mais depois saiu ordenado sacerdote e mais tarde já bispo e com a bênção papal regressou ao seu cativeiro irlandês como missionário, com o objectivo de evangelizar o povo celta.
Sem querer impor a fé à força, integrou-a com os costumes locais , acrescentando pequenas coisas e obtendo excelentes resultados para a igreja católica.
Uma das suas pequenas coisas foi o trevo, planta trilobada, verde e abundante que com a trinca corpo alma e mente explica a Santíssima Trindade , Pai, Filho e Espírito Santo. E como todos os que o ouviram o entenderam, os trevos tornaram-se um símbolo de boa sorte.
Nem sempre foi fácil com druidas e caciques locais e das celas irlandesas, poucas lhe foram estranhas.
Morreu por volta do ano 490 dc, deixando a fundação da igreja irlandês fortemente estruturada.
Foram-lhe atribuídas uma série de lendas, mitos e milagres dentre tantos dou como exemplo o Fogo Mágico.
O fogo mágico
A festa celta Beltaine era um grande festival para celebrar o início do verão e o triunfo sobre os poderes das trevas. Uma fogueira era acesa pelo Rei da Irlanda no topo da Hill of Tara e seu fogo seria então usado para acender todas as outras fogueiras país afora.
Diz a lenda que São Patrício acendeu a fogueira antes de Laoghaire , o rei o atraindo a atenção dos chefes pagãos, os druidas, que relataram que o fogo de São Patrício tinha poderes mágicos porque eles não puderam apagá-lo.
Rei Laoghaire também foi incapaz de extinguir o fogo e aceitou que São Patrício era mais poderoso que ele. Por isso, mesmo não convertido ao Cristianismo, Laoghaire endossou a missão de São Patrício em terras irlandesas.
A cada dia 17 de Março comemora-se não o nascimento, mas a morte de St. Patrick.
Os que sobreviveram à Grande Fome comemoram este dia como feriado. É o dia do orgulho de ser irlandês, aliando a fé à superstição como Patrick tão bem fizera
Uma publicação em verde é sempre de valor.
Feliz dia de S. Patrício