Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Der Schwarze Vulkan

João Sousa, 23.06.21

michele-mouton-turbo

Saudemos o 70º aniversário de Michèle Mouton: vencedora em 1975 da classe S2.0 nas 24 Horas de Le Mans; vice-campeã europeia de ralis em 1977; vice-campeã mundial de ralis em 1982 (ficando à frente do seu colega de equipa, "um tal" Hannu Mikkola); vencedora em 1984 da classe Open Rally (e segunda à geral) na sua estreia na mítica Pikes Peak; vencedora no ano seguinte da Pikes Peak com um tempo treze segundos mais rápido do que o recorde anterior; campeã em 1986 do Nacional de Ralis da Alemanha, com a particularidade de ter vencido todas as corridas que terminou.

E tudo isto, veja-se bem o topete, quando ainda nem tinham nascido muitos dos que hoje enchem discursos, editoriais e redes sociais com paridades, quotas, representatividades, hashtags e jargões semelhantes.

michele-mouton.jpg

 

(*) "Der Schwarze Vulkan" (o vulcão negro) foi a alcunha que lhe deram na Alemanha devido ao temperamento e longo cabelo preto.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    João Sousa 23.06.2021

    Os carros de grupo B tiveram, naquela metade dos anos 80, uma evolução impressionante, duplicando de potência em cinco anos. Recordo-me de ler que os carros de fábrica disputaram em 1986 o rali de Sanremo com perto de 600 cavalos e saias aerodinâmicas: autênticos fórmulas em estrada. Junte-se isso, turbocompressores com grande latência e progressividade nula e condições de segurança na estrada que não passavam ainda de uma vaga esperança, e temos carros que chegaram a assustar pilotos de topo.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 24.06.2021

    Foi preciso morrer Toivonen...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.