DELITO há três anos
João Campos: «J.R.R. Tolkien combateu na Primeira Guerra Mundial, viveu durante a Segunda, viu vários Senhores das Trevas ascenderem e caírem no seu tempo, e nem por isso perdeu a esperança. Afinal, Morgoth e Sauron caíram.»
José Pimentel Teixeira: «Um amigo recomenda-me a leitura desta entrevista de Noam Chomsky. Para os mais distraídos noto que se trata de um norte-americano muito bem aceite pela área comunista europeia (...) até porque voz sempre muitíssimo crítica do poder dos EUA. E as suas opiniões sobre política internacional são recorrentemente convocadas pela esquerda (lusa, europeia) aquando das sucessivas crises e conflitos. O que decerto dará à sua opinião sobre esta guerra alguma legitimidade junto daqueles (a Norte e a Sul do Equador) que revêem na "esquerda" e no "anti-imperialismo". (...) Espero que o documento seja útil a alguns. Principalmente a alguns dos nossos comentadores, que vêm aqui "contextualizar" - entenda-se, justificar - esta guerra, apontando as malevolências do imperialismo, o americano e os seus avatares - europeu ocidental e, hélas, ucraniano.»
Eu: «Estas declarações da deputada do Bloco de Esquerda [Mariana Mortágua] ocorreram no dia em que Putin anunciou ter dado ordem para o início da agressão à Ucrânia após reconhecer as pseudo-repúblicas de Donetsk e Lugansk.»
Até ao fim da próxima semana, por motivos óbvios, lembro o que aqui se escreveu há três anos e não há dez