Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 19.02.25

21523202_SMAuI.jpeg

 

Luís Menezes Leitão: «Os memorandos de entendimento celebrados com a troika foram um exercício de sadismo e punição, só comparáveis ao contrato de submissão das 50 Sombras de Grey. Não admira por isso que os gregos queiram fugir a correr desse contrato.»

 

Luís Naves: «No futuro, um país que não cumpra as regras ou que tente enganar os outros será duramente penalizado pela realidade. Não haverá “leituras inteligentes” do Tratado Orçamental. A partir de agora, todos os líderes compreenderam que devem fazer o que estiver lá escrito. Não haverá renegociações de dívida sem consenso entre ministros das finanças do euro nem chantagens de países endividados. A cláusula de saída é o grande incentivo ao rigor, bem mais forte do que a utopia da união política e do federalismo.»

 

Sérgio de Almeida Correia: «Então este tipo não foi aquele que Passos Coelho e o Governo português consideraram o melhor candidato à sucessão de Durão Barroso? Não foi este sujeito que veio a Lisboa pedinchar apoios? Não foi este um daqueles a quem o Governo português prestou vassalagem?»

 

Eu: «Rui Rio - 57 anos, signo Leão - mostra sempre alguma relutância, o que é de bom tom nestas ocasiões. Volta e meia faz umas proclamações vagas, demonstrando um desinteresse olímpico por cargos mas deixando implícito que sempre poderão contar com ele num movimento que se destine a purificar a democracia portuguesa. Será ele um candidato capaz de unir as diversas sensibilidades da direita na próxima corrida a Belém?»