DELITO há dez anos
Luís Menezes Leitão: «Mário Soares faz hoje 90 anos de uma vida cheia. Nenhumas dúvidas podem existir de que é a personalidade mais marcante do regime surgido a 25 de Abril de 1974, tendo sido decisivo em vários momentos fundadores desse regime, como a implantação da democracia e a adesão à União Europeia. Na política, depois de ter vencido Álvaro Cunhal em 1975 e do falecimento prematuro de Sá Carneiro, apenas teve um único rival: Cavaco Silva. Mário Soares conseguiu mesmo terminar abruptamente com o cavaquismo no fim da sua presidência, mas já não conseguiu impedir a eleição do seu rival dez anos depois, tendo embarcado numa aventura de uma candidatura presidencial disparatada. Curiosamente, no entanto, o apagamento em que Cavaco Silva voluntariamente transformou a presidência fê-lo perder estrondosamente o seu confronto histórico com Mário Soares. Hoje os portugueses recordam com saudade os tempos da presidência de Mário Soares e estão ansiosos para que acabe o penoso mandato presidencial de Cavaco Silva.»
Luís Naves: «Na residência oficial do primeiro-ministro britânico, em Downing Street, existe desde os tempos de Winston Churchill a tradição de se manter um gato de estimação, com o cargo humorístico de chief mouser. É uma espécie de funcionário público, muito apreciado pelos fotógrafos. Nos tempos da conservadora Margaret Thatcher, o cargo foi ocupado por um gato chamado Humphrey e, segundo a lenda, o nome era uma referência à personagem de uma série de televisão muito popular, Yes, Minister. Humphrey usava jornais sem os ler e manteve-se em funções até à sua morte em 2006, servindo vários chefes de governo, incluindo o trabalhista Tony Blair.»
Sérgio de Almeida Correia: «Não conheço a Maria do Rosário de lado nenhum, não sei se é uma pessoa extraordinária, mas bastou-me a correcção, a simplicidade e a sinceridade da sua escrita para passar óptimos momentos no espaço que criou num Dia de São Ivo. Já lá vão quatro anos. Se o lerem de fio a pavio passarão umas Horas Extraordinárias com os seus gostosos comentários, sempre com a leitura e a escrita como pano de fundo.»