DELITO há dez anos
José António Abreu: «Era racista mas uma doença deixara-o cego. Depois disso tinha imensos problemas em manifestar o racismo às pessoas certas. Fazia-o por ouvido. Quando alguém lhe soava a negro – ou amarelo, pois era um racista abrangente – fazia comentários depreciativos, trejeitos de desagrado ou, nos dias de maior comedimento, afastava-se. Normalmente os alvos suportavam a atitude com estoicismo. De resto, que poderiam fazer? Esmurrar um cego?»
Luís Naves: «Em 1212, ocorreu uma vasta movimentação de europeus que tem intrigado os historiadores. Sendo difícil distinguir a parte factual da parte lendária, sabe-se que a Europa do início do século XIII viveu num clima de intensa religiosidade, que podia ter criado uma civilização fanatizada. Nesse mesmo ano, foi mobilizado um vasto exército cristão que combateu em Espanha, proporcionando ali uma vitória esmagadora sobre os sarracenos, em Navas de Tolosa, no Verão de 1212, onde ficou definitivamente estabelecido que os cristãos iriam dominar a Península.»
Sérgio de Almeida Correia: «Consta que desta vez o Jacinto vai ser nomeado, em comissão de serviço, para coordenar o gabinete que vai proceder ao estudo da renovação de imagem dos "golden visa". O Ken acompanhá-lo-á. E não haverá custos para os contribuintes. Os encargos serão satisfeitos com o dinheiro das comissões pagas pelos chineses.»