Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 12.10.24

21523202_SMAuI.jpeg

 

João Campos: «Boas críticas literárias e cinematográficas, excelentes entrevistas, um bom podcast (também premiado) a acompanhar, e notícias sempre frescas sobre tudo o que se passa no meio profissional e amador. Anglo-saxónico, é certo, que nestas coisas a língua inglesa é senhora e rainha. Ainda assim: para os fãs portugueses, ocorrem-me poucos locais onde possam consultar tanta e tão boa informação sobre o que se vai passando lá fora.»

 

Sérgio de Almeida Correia: «Aquilo que o ministro Pires de Lima disse só será novidade para quem nunca recebeu convites para participar nessa vergonhosa prática de comprar prémios "internacionais". O que disse em relação à PT, coisa que eu desconheço se é efectivamente assim ou não, acontece noutras áreas e com outras empresas, sendo um dos casos mais gritantes o das sociedades de advogados, o que infelizmente só veio confirmar o abastardamento de valores em prol de uma anglo-saxonização das práticas, sem correspondência na tradição portuguesa e continental, mas que tem servido interesses vários. Nada de novo, portanto.»

 

Eu: «As novas tecnologias permitem estas coisas. Graças ao mecanismo de gravações automáticas agora disponível na TV Cabo, revejo o Jornal da Noite da SIC da passada quarta-feira. Contém o último trabalho jornalístico do Fernando de Sousa, elaborado na cimeira de Milão, poucas horas antes da sua morte súbita, naquela cidade. Uma peça em que exibe as qualidades tantas vezes sublinhadas nos últimos dias por gente dos mais diversos quadrantes: separação de notícia e opinião, descodificação de matéria complexa, tom sereno, linguagem objectiva. Impressiona-me rever o Fernando aparentemente tão vivo, ali no ecrã, sabendo-o já desaparecido.»