Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 14.06.24

21523202_SMAuI.jpeg

 

Helena Sacadura Cabral: «O El País titulava hoje a derrota da Espanha como "DESCALABRO MUNDIAL", num delicioso trocadilho entre o mundial de futebol e a tremenda goleada sofrida. Apre, que até na desfeita mantêm a raça de que são feitos...»

 

João André: «O óbvio: nunca um campeão do mundo se afundou assim numa partida do mundial seguinte. Foi a derrota mais pesada da Espanha desde que esteve num mundial do Brasil. A única equipa que foi campeã depois de ter perdido de tal forma foi a Alemanha em 1954, contra a Hungria (mas jogou com as reservas nesse jogo).»

 

José Navarro de Andrade: «Em Salvador, terra de orixás, talvez tenham ouvido como eu ouvi, juro que ouvi, a gargalhada fantasmagórica de Mourinho, pela boca da santa de terreiro que por ali pairou, quando o Casillas andou de rojo, de gatas e de rodilhas atrás da bola a saltitar. Esta Holanda tem um jogo tão impertinente e aleivoso que é impossível não gostar dela.»

 

Eu: «Quando pensamos que já vimos tudo num estádio e não vibramos com quase nada, acontece um golo que nos faz erguer do sofá e parece transportar-nos no tempo. Um golo como o de Van Persie que ontem abriu uma sequência de cinco da Holanda contra os espanhóis, campeões da Europa e do Mundo. Vemos um golo destes e voltamos a ser miúdos outra vez, voltamos a ser adeptos do desporto pelo desporto, voltamos a deslumbrar-nos com a eterna magia do futebol.»