Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 26.02.24

21523202_SMAuI.jpeg

 

Francisca Prieto: «A senhora terminou a sessão com o psicólogo que lhe diz:

- "Para a semana trabalharemos com o inconsciente".

Responde ela:

- "Não acredito que o meu marido queira vir".»

 

João André: «Enquanto a presumível futura presidente vai a tratamentos talvez nalguma clínica do Bundestag, outro candidato tem em casa a mais alta condecoração civil alemã. Pelo meio, a populaça da praça decidiu suspender a democracia e optar por processos revolucionários que bolcheviques e SA's não desdenhariam. O próximo passo, imagino, será um enforcamento público, talvez juntamente com alguma amante. A coisa ainda poderá correr bem, mas a cada dia duvido mais.»

 

Sérgio de Almeida Correia: «Com Mário Coluna vão dez títulos de campeão nacional, mais sete taças de Portugal e duas taças dos campeões europeus, registando-se que marcou nas duas em que esteve presente. Irá agora fazer companhia ao seu protegido e amigo Eusébio, no Olimpo das lendas, deixando por aqui muitas saudades pelo exemplo e pela classe.»

 

Eu: «Por vezes lembro-me de [Clement] Attlee ao analisar o percurso de certos políticos contemporâneos. E concluo sempre que o seu exemplo ganharia em ser seguido por todos quantos, manifestamente equivocados, ambicionam o máximo para o momento seguinte. Como se não houvesse amanhã. Como se o decurso do tempo funcionasse como adversário e não como aliado. Como se a política não fosse sobretudo um exercício inteligente e laborioso de persuasão e persistência. Como se os livros de História pesassem menos do que as manchetes da manhã seguinte.»