DELITO há dez anos

Fernando Sousa: «Para quem tenha dificuldade em distinguir um castanheiro de uma erva aromática, não saiba que há flores que também se comem ou pense que a permacultura é uma técnica de reprodução humana em laboratório, clique aqui no Malva Silvestre e cure a ignorância. É o blogue da Fernanda Botelho, onde ainda pode ficar esclarecido de como, e porquê, as cenouras amam os tomates, e encontrar receitas extraordinárias como um risotto de urtigas. Se sofrer de urticária, também encontra lá jeito de a curar. E tudo acompanhado de belíssimas fotos. Se quiser saber mais, então terá de ir à Tojeira, para os lados do Magoito, Sintra.»
Teresa Ribeiro: «Se não ficou incomodado porque foi tão peremptório a desclassificar as palavras do primeiro-ministro?
- Porque quando as avaliei foi como professor e comentador, não como putativo candidato à Presidência e na qualidade de professor e comentador só tenho a dizer que tacticamente aquela moção foi um desastre, (abre os olhos, estende os braços) não lembrava ao careca.
- Consegue alternar com uma extraordinária facilidade essas suas facetas de professor, comentador e político.
- Sim, é por causa do surf.
- Do surf?!
- É uma grande escola. Aprendemos a ter jogo de cintura para nos inclinarmos conforme sopra o vento.
(a provocá-lo) - Como fazem os cataventos.
- Lá está você! Não pode dar ouvidos a esta gente que está agora à frente do PSD. Se soubesse o que eu sei... (mira o terapeuta, com olhar conspícuo) Sei de umas histórias...
(o terapeuta olha o relógio)
- (levanta-se de um salto, pega no casaco) Venha daí.
- Como?
- Estar muito tempo no mesmo sítio faz-me nervoso miudinho, já sabe. (pega-lhe no braço) Esqueça lá a conversa mole da terapia que eu tenho umas tricas do melhor para lhe contar. Gosta de vichyssoise? Pago-lhe uma sopa.»
