Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 07.02.24

21523202_SMAuI.jpeg

 

Francisca Prieto: «Era um menino que adorava brincar às missinhas. Paramentava-se, colocava as mãos em concha e murmurava as rezas.»

 

Luís Menezes Leitão: «Ou o Tribunal de Justiça da União Europeia declara a actuação do BCE em desconformidade com os tratados — e já se sabe que o BCE estará de futuro proibido de qualquer outra intervenção nesta área — ou dá a sua cobertura a essa actuação e o resultado pode ser a futura declaração de inconstitucionalidade dos tratados por contrariedade à constituição alemã. Em qualquer caso, estamos perante uma demonstração de que o Tribunal Constitucional Alemão se leva a sério e é imune a todas e quaisquer pressões. Este pode ser assim o dia da condenação definitiva do euro à ruína. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.»

 

Teresa Ribeiro: «- Não, doutor, ao contrário do que as pessoas gostam de insinuar, sempre fui muito coerente.

- Ai sim?

- (baixa a voz e destaca as palavras, em tom grave) Ainda eu brincava aos carrinhos com o meu irmão e já se revelava bem o meu pensamento político.

- (cofia a barba, verdadeiramente interessado) Isso é muito interessante. Importa-se de detalhar?

- Já nesse tempo, enquanto o Miguel se entretinha a brincar com tractores, retro-escavadoras e todas essas geringonças que estão associadas ao meio operário, já eu tinha paixão pelos carros de alta cilindrada.

- Há quem continue na vida adulta a coleccionar miniaturas de carros. É esse o seu caso?

- Não, desses tempos por acaso só fiquei com um (ataque de tosse)

- Algum modelo raro?

- (crispado) Não, nada que interesse.

- Toquei nalgum ponto sensível?

- (novo ataque de tosse. Exasperado, articula com dificuldade) É um táxi! É a miniatura de um táxi! Porra! Podemos mudar de assunto?!»

2 comentários

Comentar post