DELITO há dez anos
Francisca Prieto: «Era um menino que adorava brincar às missinhas. Paramentava-se, colocava as mãos em concha e murmurava as rezas.»
Luís Menezes Leitão: «Ou o Tribunal de Justiça da União Europeia declara a actuação do BCE em desconformidade com os tratados — e já se sabe que o BCE estará de futuro proibido de qualquer outra intervenção nesta área — ou dá a sua cobertura a essa actuação e o resultado pode ser a futura declaração de inconstitucionalidade dos tratados por contrariedade à constituição alemã. Em qualquer caso, estamos perante uma demonstração de que o Tribunal Constitucional Alemão se leva a sério e é imune a todas e quaisquer pressões. Este pode ser assim o dia da condenação definitiva do euro à ruína. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.»
Teresa Ribeiro: «- Não, doutor, ao contrário do que as pessoas gostam de insinuar, sempre fui muito coerente.
- Ai sim?
- (baixa a voz e destaca as palavras, em tom grave) Ainda eu brincava aos carrinhos com o meu irmão e já se revelava bem o meu pensamento político.
- (cofia a barba, verdadeiramente interessado) Isso é muito interessante. Importa-se de detalhar?
- Já nesse tempo, enquanto o Miguel se entretinha a brincar com tractores, retro-escavadoras e todas essas geringonças que estão associadas ao meio operário, já eu tinha paixão pelos carros de alta cilindrada.
- Há quem continue na vida adulta a coleccionar miniaturas de carros. É esse o seu caso?
- Não, desses tempos por acaso só fiquei com um (ataque de tosse)
- Algum modelo raro?
- (crispado) Não, nada que interesse.
- Toquei nalgum ponto sensível?
- (novo ataque de tosse. Exasperado, articula com dificuldade) É um táxi! É a miniatura de um táxi! Porra! Podemos mudar de assunto?!»